Clique e assine com 88% de desconto

IMPERDÍVEL: Descendents volta com punk explosivo

Californianos lançam ‘Hypercaffium Spazzinate’, sucessor de ‘Cool to Be You’, de 2004

Por Henrique Castro Barbosa - 30 jul 2016, 08h40

Veteranos do punk rock californiano, o grupo Descendents fez sucesso ao longo dos anos 1980, quando enfileiraram hits como I’m Not A Loser, Coolidge, Parents e Hope. O estilo explosivo e simples, com letras pessoais, virou referência e influenciou diversas outras bandas. Em 2016, após um hiato de 12 anos sem lançamentos – o último disco foi Cool to Be You, de 2004 – o quarteto volta às lojas com Hypercaffium Spazzinate. Apesar de seus integrantes já terem batido a casa dos 50 anos, o álbum prova que eles continuam com a característica energia do estilo que os fez famosos.

A fórmula da banda continua lá, o que se pode notar logo no início, com Feel This, que abre o disco. Uma pancada de pouco mais de um minuto com guitarras velozes e o vocal frenético de Milo Aukerman. A regra segue ao longo do trabalho, que aposta na melodia explosiva em todos os elementos. Sem refrões, as músicas até contam com partes mais cativantes e frases de efeito. Victim Of Me, Shameless Halo e Smile são exemplos.

O estilo compacto e rápido, e direto ao ponto, como na faixa Without Love, ressalta a importância dos Descendents no gênero. Muitas características da banda, que se mantêm vivas até os dias atuais — e dão as caras no disco novo —, foram essenciais para a formação de uma nova geração punk. Um exemplo é o Blink 182, com seus riffs simples e rápidos com pequenas variações mais harmônicas, como dá para perceber na faixa Comeback Kid, dos veteranos. Tal influência também é perceptível nas canções We Go Defeat, uma das mais intensas, que lembra o som do Offspring, ou Spineless and Scarlet Red, que poderia ter sido feita pelo Green Day. 

A nova geração que ouvir o disco pode até achar que os velhotes copiaram os jovens… só que ao contrário. O punk cru dos Descendents continua forte e sem firulas. São 16 canções que totalizam 34 minutos de muita adrenalina e cabeças batendo. Vale conferir.

Publicidade

Publicidade