Clique e assine a partir de 9,90/mês

Homenagens obrigam Quino a esclarecer que Mafalda faz 50 anos em 2014

Por Hector Guerrero - 15 Mar 2012, 13h31

As homenagens pelo 50º aniversário de Mafalda, a menina contestadora das tirinhas do argentino Joaquín Lavado Quino, obrigaram seu criador a se manifestar sobre a idade de sua obra e esclarecer em seu site oficial que ela completará meio século em 2014.

“Mafalda completa em 2014. O dia de sua primeira publicação foi 29 de setembro de 1964, na revista Primera Plana. Para Quino é o dia do nascimento de Mafalda como personagem de tirinhas. Qualquer outro cálculo de aniversário é incorreto”, afirma o comunicado que encabeça o site oficial de Quino.

“Festejaremos em dois anos”, convidou o autor, de 79 anos.

Enquanto o desenhista prefere tomar como data de nascimento o aparecimento das próprias tirinhas, outros interpretam que a data a ser levada em conta é 15 de março de 1962, quando o personagem foi criado como parte de uma campanha de publicidade que nunca foi divulgada.

Continua após a publicidade

“Mafalda não tem idade”, disse Tereixa Constela em uma homenagem realizada pelo jornal El País de Madri, no qual vários ilustradores reinterpretam a querida e universal personagem, cujas tirinhas foram traduzidas para mais de 20 idiomas.

Quino esclareceu o que considerou um “mal-entendido” em seu site oficial http://www.quino.com.ar.

“Pensar em uma cronologia para um personagem de tirinhas é difícil, a Mafalda continua sendo uma menina e sempre será assim, por isso Quino considera que o aniversário de Mafalda é o dia de sua primeira publicação em meios gráficos, 29 de setembro de 1964”, destacou Quino.

As tirinhas sobre Mafalda, a mordaz menina de uma típica família de classe média argentina que, com suas ácidas críticas e seu olhar sobre o mundo, fez leitores de todo o planeta sorrirem e pensarem, deixaram de ser editadas em 1973.

Publicidade