Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Homem é preso por roubar obra de Salvador Dalí

O grego Phivos Istavrioglou, de 29 anos, foi identificado após a polícia encontrar suas impressões digitais em desenho roubado em Nova York

A polícia prendeu um homem acusado de ter roubado, em 2012, o desenho Cartel de Don Juan Tenorio, do artista espanhol Salvador Dalí, de uma galeria de arte de Nova York, segundo informou nesta terça-feira a Procuradoria de Manhattan em comunicado.

Leia também:

Quadros de Picasso, Matisse e Monet são roubados

O acusado, Phivos Istavrioglou, de 29 anos, foi detido no sábado passado no aeroporto John F.Kennedy de Nova York após uma investigação que começou no ano passado. A obra data de 1949 e é avaliada em aproximadamente 150.000 dólares.

As câmeras de vigilância da galeria gravaram um homem no momento em que colocou a obra de Dalí em uma bolsa da compra. As imagens foram divulgadas pelos meios de comunicação e posteriormente o desenho foi enviado por correio da Grécia e de forma anônima à galeria nova-iorquina. As autoridades identificaram o acusado por uma impressão digital que havia no desenho e que puderam comparar com a de um roubo anterior que Istavrioglou havia cometido em um mercado de Manhattan.

A detenção aconteceu no último dia 16 de fevereiro, depois que Istavrioglou viajou para Nova York convidado por um detetive da polícia que se fez passar por um gerente de negócios de uma galeria de arte. Istavrioglou foi detido no próprio aeroporto e agora será julgado pela Suprema Corte de Nova York.

(Com agência EFE)