Heróis da Marvel pautam curso em universidade dos EUA
Aulas vão se aprofundar em filmes como 'Thor' e 'Homem de Ferro', com o intuito de mostrar o impacto dos personagens na atual geração
O curso dos sonhos dos nerds se tornou realidade. A Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, anunciou um programa especial sobre o universo da Marvel no cinema e seu impacto na atual geração.
Intitulado de “Media Genres: Media Marvels” (algo como “Gêneros da Mídia: Mídia da Marvel”), o curso vai se aprofundar em personagens como Homem de Ferro, Thor e Capitão América e na maneira como a Disney, em parceria com a editora de quadrinhos, construiu um universo cinematográfico em que as histórias se conectam e se renovam, em longas que se tornaram referência da cultura pop.
Leia também:
Em nova HQ, Marvel transforma o herói Thor em mulher
Marvel é acusada de machismo por sensualizar Mulher-Aranha
Conheça cinco curiosidades da trama de ‘Os Vingadores 2’
O responsável pelo projeto é o professor Arnold T Blumberg, especialista em cultura pop que já atuou em outros cursos especiais na mesma universidade — um deles sobre zumbis. “Esses filmes não são somente entretenimento, mas eles se estabelecem como nosso conhecimento sobre heroísmo. Que o poder vem com grandes responsabilidades. E a escolha dessa geração de trocar liberdade por segurança”, diz Blumberg no comunicado oficial da instituição.
Para o especialista, toda geração tem a sua mitologia, que entretém, mas também educa e estipula padrões de moral, ética, gêneros, classes sociais etc. “Antes dos heróis, Harry Potter e Senhor dos Anéis foram os responsáveis por oferecer esse modelo de conduta. Quando eu era jovem, esse papel era dado à saga Star Wars“, diz. “Não importa a sua idade, sempre houve uma história de ficção que te ajudou a encontrar seu lugar no mundo, sua identidade, suas crenças. O universo cinemático da Marvel representa esses valores, atualmente.”
Entrevista:
‘Filmes de herói ainda serão impostos por muito tempo’, diz autor de livro sobre a Marvel
O curso, que de acordo com a universidade é o primeiro do tipo no país, terá início no segundo trimestre de 2015. Ainda não há informações sobre duração e inscrições. Desde 2008, com Homem de Ferro, a Disney e a Marvel já lançaram dez filmes, que, juntos, somam mais de 7 bilhões de dólares em bilheteria.