Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Harry Potter e a Criança Amaldiçoada’ bate recorde

Segundo dados da Fnac, a pré-venda do livro foi duas vezes maior que a do volume anterior da série

O Halloween parece ter dado sorte não apenas para os fãs de Harry Potter, mas, principalmente, para as livrarias e a Rocco. Na madrugada de segunda-feira, foi realizada a pré-venda de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, lançado pela editora carioca. Segundo dados da Fnac, o livro de J. K. Rowling teve mais procura, na pré-venda, que todos os outros da franquia. “Em relação ao anterior, este lançamento vendeu o dobro“, afirma o responsável pela comunicação Fernando Santana. Ele acrescenta que as vendas foram cinco vezes maiores que a edição em língua inglesa.

Na loja da Avenida Paulista, as portas foram fechadas por volta das 21h de domingo. Do lado de dentro, os amantes do bruxinho participaram de sorteios de viagens, cursos e livros promovidos por fãs-clubes. Havia também uma partida de Scape, um jogo no qual um grupo de pessoas fica confinado em uma sala e, para sair, é preciso encontrar pistas e segredos. Para a ocasião, o espaço foi decorado especialmente com motivos do mundo bruxo, com números e pistas escondidos atrás de quadros antigos, vassouras velhas e uma gaiola com uma coruja de pelúcia.

 

Perto da meia-noite, os fãs fizeram contagem regressiva para saudar a chegada do Dia das Bruxas e do livro que serviu de roteiro ao espetáculo em cartaz no Palace Theatre, em Londres — com ingressos esgotados até maio de 2017. Nessa animada fila, estava o psicólogo Jhônatas Silva, vestido em uma tradicional capa preta, como os estudantes de Hogwarts, a escola de bruxaria em que Harry Potter estudou, e que, agora, chegou a vez de seus filhos. “Eu li o livro no original mesmo”, adianta. “E fiquei encantado com o retorno ao universo criado por J.K. Rowling.”

No Shopping Pátio Paulista, a editora montou um estande com a famosa Plataforma 9¾, o portal para o mundo bruxo. A Livraria Cultura também foi consultada, mas não soube estimar o número de exemplares adquiridos na pré-venda.

(Com Estadão Conteúdo)