Guns N’ Roses se apresenta com formação original e ‘novo’ Axl
Show em São Paulo nesta sexta-feira juntou Axl Rose, Slash e Duff McKagan em apresentação nostalgica
access_time
12 nov 2016, 14h05 - Publicado em 12 nov 2016, 06h59
A banda Guns N'Roses presta homanagem ao cantor e compositor Leonard Cohen, durante show realizado em São Paulo (SP) - 11/11/2016 (Katarina Benzova/Divulgação)
Axl Rose pode ter dado vexame em suas últimas apresentações no Brasil — antes um sex symbol do rock, o hoje senhor acima do peso (não) se apresentou no Rock in Rio 2011 sem voz — mas provou que sua voz potente continua a mesma que levou à fama o Guns N’ Roses. A banda se apresentou na noite desta sexta-feira, no Allianz Parque em São Paulo, e apostou em uma setlist nostálgica para contemplar a reunião de seus principais integrantes: Axl, Slash, na guitarra, e Duff McKagan, no baixo.
De It’s So Easy a Paradise City, passando por mais de vinte canções, o show explorou os pontos fortes de cada um dos três presentes fundadores da banda, e deu uma palinha da outrora glória do Guns N’ Roses ao público. Solos de Slash ou Duff, duos de Slash e Axl, Duff e Slash ou Axl e Duff e a harmonia dos três músicos mostrou ao estádio lotado porque o grupo dominou o cenário do rock nas décadas de 1980 e 1990, para os mais velhos com um tom de memória, e aos mais novos de provação.
De volta as raízes, Guns N’ Roses resgata clássicos de Appetite for Destruction, primeiro álbum de sucesso da banda. Welcome To The Jungle, Nightrain e Mr. Brownstone agradaram o público, que cantou junto, mas nada comparado ao êxtase homogêneo provocado Sweet Child O’Mine. A faixa une dois dos elementos principais da banda: os riffs perfeitos de Slash e a voz estridente de Axl, e, de certa forma, personifica o grupo musical. Ao repertório autoral, o Guns adicionou covers de Knockin’ on The Heaven’s Door, do recém-Nobel de Literatura Bob Dylan, Live and Let Die, de Paul McCartney, e The Seeker, de The Who, repetindo a dose da apresentação em Porto Alegre, no dia 8.
Em meio a tantos sucessos épicos, a novidade foi a postura de Axl Rose. Então rabugento e egocentrico, o vocalista assumiu uma postura de “dono” do Guns na década de 1990, que culminou no esfarelamento da banda. Na noite desta sexta, no entanto, Axl deixou o palco diversas vezes (mesmo que para trocar de figurino), e os holofotes se voltaram a Duff e Slash. A apresentação usou e abusou de solos de guitarra e baixo, o que agradou — e muito — o público.
Para ser impecável, faltou a apresentação do Guns N’ Roses o timing de performance de November Rain (Chuva de Novembro, em tradução livre). Ao invés de tocar a música nos 50 minutos em que uma chuva torrencial ensopava os presentes, a banda jogou a canção lá para o final do dia de novembro, quando a chuva já havia parado e as pessoas estavam se secando.
O Guns N’ Roses ainda fará mais uma apresentação em São Paulo neste sábado, também no Allianz Parque. Depois, o Guns segue para o Rio de Janeiro, onde fará show no no no Engenhão, no dia 15; depois, continua viagem rumo a Curitiba, cidade em que se apresentam na Pedreira Paulo Leminski, no dia 17, e finalizam sua passagem pelo Brasil na capital, Brasília, no Estádio Nacional, em 20 de novembro.
-
1. Michael Monroe e Axl Rose descansam durante filmagens de um clipe em Nova York, em 1989.
zoom_out_map
1/11 Michael Monroe e Axl Rose descansam durante filmagens de um clipe em Nova York, em 1989. (veja.com/AP)
Michael Monroe e Axl Rose descansam durante filmagens de um clipe em Nova York, em 1989.
-
2. Michael Duff McKagan, Dizzy Reed, Axl Rose, Saul Slash Hudson e Matt Sorum recebem em 1992 o premio de melhor videoclipe por November Rain no MTV Video Music Awards.
zoom_out_map
2/11 Michael Duff McKagan, Dizzy Reed, Axl Rose, Saul Slash Hudson e Matt Sorum recebem em 1992 o premio de melhor videoclipe por November Rain no MTV Video Music Awards. (veja.com/AP)
Michael Duff McKagan, Dizzy Reed, Axl Rose, Saul Slash Hudson e Matt Sorum recebem em 1992 o premio de melhor videoclipe por November Rain no MTV Video Music Awards.
-
3. Axl Rose foi preso em 1992 por brigar com um fotografo em um show, causando um tumulto que feriu centenas de fãs. O resultado foi processo milionário.
zoom_out_map
3/11 Axl Rose foi preso em 1992 por brigar com um fotografo em um show, causando um tumulto que feriu centenas de fãs. O resultado foi processo milionário. (veja.com/AP)
Axl Rose foi preso em 1992 por brigar com um fotografo em um show, causando um tumulto que feriu centenas de fãs. O resultado foi processo milionário.
-
4. Slash e Michael Jackson no Video Music Awards em 1995.
zoom_out_map
4/11 Slash e Michael Jackson no Video Music Awards em 1995. (veja.com/Getty Images)
Slash e Michael Jackson no Video Music Awards em 1995.
-
5. A banda tocou no Brasil em 1992 e em 2001, no Rock in Rio 3, bateu recorde de público - 250.000 pessoas.
zoom_out_map
5/11 A banda tocou no Brasil em 1992 e em 2001, no Rock in Rio 3, bateu recorde de público - 250.000 pessoas. (VEJA.com/VEJA)
A banda tocou no Brasil em 1992 e em 2001, no Rock in Rio 3, bateu recorde de público - 250.000 pessoas.
-
6. Já com nova formação, Axl Rose e a banda no MTV Video Music Awards em 2002.
zoom_out_map
6/11 Já com nova formação, Axl Rose e a banda no MTV Video Music Awards em 2002. (veja.com/Getty Images)
Já com nova formação, Axl Rose e a banda no MTV Video Music Awards em 2002.
-
7. Axl Rose com tranças em 2003.
zoom_out_map
7/11 Axl Rose com tranças em 2003. (veja.com/Getty Images)
Axl Rose com tranças em 2003.
-
8. Axl Rose fez show com a banda no Festival Roskilde, na Dinamarca, em 2006.
zoom_out_map
8/11 Axl Rose fez show com a banda no Festival Roskilde, na Dinamarca, em 2006. (veja.com/AP)
Axl Rose fez show com a banda no Festival Roskilde, na Dinamarca, em 2006.
-
9. Em Londres, Slash assina sua autobiografia lançada em 2007.
zoom_out_map
9/11 Em Londres, Slash assina sua autobiografia lançada em 2007. (veja.com/Getty Images)
Em Londres, Slash assina sua autobiografia lançada em 2007.
-
10. O último disco da banda, Chinese Democracy, vai virar game com Rock Band. Slash (acima) já foi personagem do jogo Guitar Hero.
zoom_out_map
10/11 O último disco da banda, Chinese Democracy, vai virar game com Rock Band. Slash (acima) já foi personagem do jogo Guitar Hero. (veja.com/VEJA)
O último disco da banda, Chinese Democracy, vai virar game com Rock Band. Slash (acima) já foi personagem do jogo Guitar Hero.
-
11. Axl Rose se apresentou em Nova York em fevereiro deste ano.
zoom_out_map
11/11 Axl Rose se apresentou em Nova York em fevereiro deste ano. (veja.com/Getty Images)
Axl Rose se apresentou em Nova York em fevereiro deste ano.
Infelizmente o Rock morreu, e não to falando do ajudante de palco do Silvio Santos.
CurtirCurtir