Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grande Rio substitui suástica por estrela de Davi

Símbolo viria em fantasia no setor dedicado à superação dos povos e nações. Carnavalesco decidiu pela mudança após ser notificado por federação israelita

Às vésperas do carnaval, uma indesejada polêmica levou a Grande Rio a alterar uma de suas fantasias. A escola de samba foi notificada pela FIERJ (Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro), que ameaçou entrar na Justiça para vetar uma fantasia que faria alusão ao nazismo. O carnavalesco Cahê Rodrigues enviou uma carta para a entidade, esclarecendo que não era sua intenção desrespeitar o povo judeu, mas retratar sua história de superação. Mesmo assim, para evitar transtornos, a agremiação optou por redesenhar a fantasia.

Na parte do desfile dedicada à superação dos povos e nações, o figurino de uma das alas trazia uma suástica quebrada no peito. A intenção era manifestar repúdio ao nazismo. Mas como as alegorias e a mistura de formas e cores do carnaval nem sempre permitem uma interpretação direta da mensagem, foi prudente a decisão de Cahê. Nesse caso, a estrela de Davi não deixa dúvida: é uma homenagem, de fato. No mesmo setor, também será abordado o apartheid.

A superação é mote do enredo Eu acredito em você! E você?, que a Grande Rio levará para a Avenida em 2012. No ano passado, a escola viveu o drama de perder seu barracão num incêndio, a um mês do carnaval. A agremiação recomeçou do zero e, em apenas 26 dias, surpreendeu o público ao desfilar com dignidade. Devido ao incidente, foi considerada hors concours junto com Portela e União da Ilha, outras duas escolas atingidas pelo fogo.