Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gfk, rival do Ibope, assina pré-contrato com 4 emissoras

Carta de intenções foi firmada com SBT, Record, RedeTV! e Band. Acordo custará mais de 100 milhões de dólares

O instituto alemão GfK, novo rival do Ibope, assinou uma carta de intenções com as emissoras SBT, Record, RedeTV! e Band para medir a audiência dos canais a partir de 2015. A intenção é estender a oferta para outros canais interessados e também para anunciantes e agências de publicidade.

O acordo inicial está previsto para durar cinco anos e o valor ficou em mais de 100 milhões de dólares. O contrato final deve ser assinado nas próximas semanas, como prevê Gerhard Hausruckinger, membro do Conselho de Gestão da GfK e responsável pela área Consumer Choices. A Globo ainda pode se juntar ao grupo.

O serviço do grupo vai cobrir as 15 principais cidades do país e incluirá as transmissões via terrestre, cabo e satélite, assim como o material gravado e não apenas o que é visto na hora em que é transmitido. Para isso, serão entrevistadas pessoas em 70 000 domicílios, dos quais serão escolhidos 6 000 para receber um sistema eletrônico, que será instalado nas casas. Segundo o GfK, isso é 35% a mais do que o Ibope oferece.