Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

George Clooney, Wes Anderson e Karim Aïnouz: confira os destaques do Festival de Berlim

O ator e diretor George Clooney, o cineasta Wes Anderson e o brasileiro Karim Aïnouz são alguns dos destaques do Festival de Berlim, que começa nesta quinta-feira na capital alemã.

Clooney vai exibir Caçadores de Obras-Primas, filme dirigido e estrelado por ele que conta a história de um grupo de especialistas durante a II Guerra Mundial recrutados para proteger monumentos históricos e procurar obras de arte roubadas pelos nazistas. Outro longa esperado é O Grande Hotel Budapeste, nova produção do americano Wes Anderson, diretor de Moonrise Kingdom (2012) e Os Excêntricos Tennenbaums (2001). Repleto de nomes famosos como Ralph Fiennes, Willem Dafoe, Jude Law, Edward Norton, Bill Murray, entre outros, o filme narra as aventuras de um concierge de um hotel europeu no período entre guerras.

A temática de guerra, contudo, não é a única esperada na Berlinale. O sexo estará em alta com a inédita exibição da versão sem cortes de Ninfomaníaca – Volume 1, do diretor Lars Von Trier, enquanto relacionamentos homossexuais são a aposta do Brasil com os filmes Praia do Futuro, do cearense Karim Aïnouz, e Hoje eu Quero Voltar Sozinho, do diretor Daniel Ribeiro.

Leia também:

Brasil volta a competir pelo Urso de Ouro depois de seis anos

Christoph Waltz se junta ao júri do Festival de Berlim

O filme de Aïnouz marca o retorno do Brasil à disputa pelo Urso de Ouro. A última vez que o país foi representado no prêmio foi em 2008, com Tropa de Elite, de José Padilha, que também saiu vencedor da competição. Já Ribeiro exibirá seu primeiro longa-metragem na seção Panorama, fora da disputa oficial.

Considerado uma vitrine para futuras premiações, o Festival de Berlim termina em 16 de fevereiro e os vencedores serão anunciados um dia antes (15).