Clique e assine com 88% de desconto

‘Gangnam Style’ rende US$ 8 milhões ao YouTube

Valor foi arrecadado com publicidade na página do vídeo, revelou Google

Por Da Redação - 23 jan 2013, 02h45
O rapper sul-coreano Psy, do hit 'Gangnam Style'
O rapper sul-coreano Psy, do hit ‘Gangnam Style’ VEJA

A página do YouTube com o vídeo do hit Gangnam Style, do rapper sul-coreano Psy, rendeu mais de oito milhões de dólares em publicidade, afirmou o Google nesta terça-feira. A cifra foi revelada pelo vice-presidente e diretor de negócios da empresa, o indiano Nikesh Arora, em uma teleconferência com analistas financeiros sobre o potencial publicitário do YouTube.

Leia também:

O caso Psy: quando a bizarrice se torna um trunfo

Coreia do Sul condecora Psy por ‘Gangnam Style’

Publicidade

um bilhão de visualizações

Grande parte da popularidade do vídeo se deve à coreografia criada para a música, que tornou-se uma febre mundial e foi imitada por diversas personalidades, entre elas o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o sul-coreano Ban Ki-moon, e o artista e ativista chinês Ai Weiwei. Seu sucesso rendeu até uma participação no show da cantora Madonna, realizado em novembro do ano passado no Madison Square Garden, em Nova York.

Em Gangnam Style, o rapper de 34 anos Psy, cujo nome verdadeiro é Park Jae-Sang, faz uma paródia do estilo de vida dos ricos do bairro Gangnam, o mais elegante de Seul, capital da Coreia do Sul.

Publicidade

Gangnam Style

No vídeo que deu origem a todos os outros, Psy zomba a elite emergente do distrito de Gangnam, em Seoul.

Ai Weiwei Style

O artista plástico e ativista chinês Ai Weiwei também entrou na onda e fez sua paródia de Gangnam Style. Os passos de dança desengonçados ficam ainda mais bizarros com a inserção de algemas na coreografia, uma clara referência de Weiwei à censura que sofre em seu próprio país. 

Publicidade

Ban Ki-moon

O secretário-geral da ONU Ban Ki-moon recebeu a visita do rapper Psy e, após muita insistência, aderiu à coreografia do cavalo. 

Latino

O cantor Latino tentou surfar na onda do hit de Psy e transformou Gangnam Style num hino à pegação. “Eu tô chapado/tô muito louco/ e a ressaca/vai me matar?” diz o refrão de Despedida de Solteiro. A música sugere aos baladeiros “laçar, puxar, beijar” suas “presas” na festa. 

Publicidade

Ellen DeGeneres

No último dia 10, a apresentadora Ellen DeGeneres recebeu Psy em seu programa com um propósito: ensinar Britney Spears a dançar Gangnam Style. Não funcionou muito bem, mas a aparição do sul-coreano na televisão americana ajudou a popularizar ainda mais o seu vídeo. Na mesma semana, a música apareceu em outros programas famosos dos Estados Unidos, como o Saturday Night Live e o Today Show.

Chaves

Uma compilação de dancinhas feitas por Chaves, Chiquinha, Quico, Nhonho, Seu Madruga, Dona Florinda e Professor Girafales, entre outros personagens do seriado mexicano exibido no país pelo SBT, deu origem a uma das paródias mais engraçadas de Gangnam Style.

Publicidade

Hitler

Embora já meio batido, o vídeo em que Adolf Hitler (Bruno Ganz) faz um discurso inflamado no filme A Queda! As Últimas Horas de Hitler, de 2004, não para de ganhar paródias na rede. Gangnam Style não poderia deixar de ter a sua.

O pônei

Um animador asiático criou esse desenho hilário, em que um pônei imita o visual e a dança do amalucado Psy.

Publicidade

Marinheiros

Aqui, as dependências do quartel naval de Annapolis, no estado americano de Maryland, serviu de estúdio para que os marinheiros gravassem sua versão do clipe de Psy. Gravar vídeos espirituosos é uma das marcas da Academia Naval dos Estados Unidos.

O elevador

Aproveitando filmes com elevadores, um usuário do YouTube criou essa compilação divertida em que cenas de suspense e de ação ganham toques cômicos: quando a porta do elevador se abre, surge uma das sequências engraçadas do clipe de Psy.

Publicidade