Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Freira que cantou ‘Like a Virgin’ diz que meta é evangelizar

A freira italiana Cristina Scuccia, a Sister Cristina, que ganhou fama mundial por cantar 'Like a Virgin', de Madonna A freira italiana Cristina Scuccia, a Sister Cristina, que ganhou fama mundial por cantar ‘Like a Virgin’, de Madonna

A freira italiana Cristina Scuccia, a Sister Cristina, que ganhou fama mundial por cantar ‘Like a Virgin’, de Madonna (/)

Foi com o objetivo de “evangelizar” que a freira vencedora do The Voice of Italy, Cristina Scuccia, resolveu regravar Like a Virgin, o clássico de Madonna dos anos 1980. Sister Cristina, nome artístico que adotou, disse ver na letra da música, hit de uma fase em que Madonna desafiava fortemente a Igreja Católica e as raízes religiosas da própria família, um “chamado divino”. Like a Virgin projetou a freira ao estrelato — já são mais de 8 milhões de visualizações no YouTube — e já está confirmada no repertório de seu primeiro disco, que sai pela Universal Music dia 11 de novembro, no mundo todo, com o título de Sister Cristina.

Like a Virgin

  1. I made it through the wilderness

    (Consegui sair do caos)

    Somehow I made it through

    (De algum modo, consegui)

    Didn’t know how lost I was

    (Não sabia quanto estava perdida)

    Until I found you

    (Até te encontrar)

    I was beat incomplete

    (Eu estava incompleta)

    I’d been had, I was sad and blue

    (Sofrida, triste e deprimida)

    But you made me feel

    (Mas você me fez sentir)

    Yeah, you made me feel

    (Yeah, você me dez sentir)

    Shiny and new

    (Brilhando de tão nova)

    Like a virgin

    (Como uma virgem)

    Touched for the very first time

    (Tocada pela primeiríssima vez)

    Like a virgin

    When your heart beats

    (Quando seu coração bate)

    Next to mine

    (Junto ao meu)

    Gonna give you all my love, boy

    (Vou te dar todo o meu amor, menino)

    My fear is fading fast

    (Meu medo está indo embora)

    Been saving it all for you

    (Estava me guardando para você)

    ‘Cause only love can last

    (Só o amor pode durar)

“Quando tive o texto nas mãos, analisei a letra sem levar em conta a história da canção, e percebi que ela é uma espécie de alegoria do chamado de Deus”, diz Cristina, de 27 anos.

Em Sister Cristina, que ganhou título em inglês para trilhar carreira internacional, a italiana incluiu dez versões e duas canções inéditas. Todas as músicas foram escolhidas por ela a partir de uma análise do “conteúdo” do texto e de seu “significado”, caso de Like a Virgin, cujas batidas sensuais deram lugar uma melodia suave.

Uma curiosidade é que o clipe da versão de Cristina foi gravado em Veneza, assim como o de Madonna, em 1984. “No vídeo, ressaltamos a sacralidade da cidade. O clipe tem uma intenção completamente diferente do original. Tudo está encaminhado para a ideia de que Deus dá às coisas a capacidade de voltarem renovadas e que a obrigação dos cristãos é encarar o mundo com novos olhos”, diz a freira.

Cristina Scuccia afirma que nunca pensou em cantar a música em dueto com Madonna, mas admitiu que elas poderiam “fazer um mix”, se a cantora americana quisesse. “Na capa do meu disco, estou sentada ao lado de uma poltrona vazia. O posto livre acolhe a todos, a mensagem da capa é essa, Madonna também é bem-vinda.”

Com a mensagem clara de que é “uma freira com um dom”, o de cantar, a jovem siciliana, agora residente em Milão com sua congregação de Ursulinas, não teve “contato direto” com o papa Francisco, mas acredita que, por se tratar de um papa que “convida à aproximação das pessoas”, ele a aprovaria.

Segundo Cristina, o dinheiro obtido com a venda do álbum e de seus shows será destinado a obras beneficentes da congregação no Brasil e na Sicília. Por enquanto, porém, não há shows previstos. “Está nas mãos de Deus”, diz.

Sister Cristina

A freira italiana venceu o The Voice de seu país e agora prepara um disco com a faixa lançada por Madonna em 1984.

Madonna

Depois de emplacar os hits Boderline, Lucky Star e Holiday com seu álbum de estreia, que levava o seu nome, Madonna chocou o mundo com uma música em que narrava a primera vez (“very first time”) de uma mulher. Lançada primeiro como single, Like a Virgin depois batizaria o segundo LP da cantora pop, que a partir dele radicalizaria em seus questionamentos sobre a Igreja.

Katy Perry

Referência de dez entre dez cantoras pop surgidas depois dela, Madonna teve um de seus principais hits refeito ao vivo por Kary Perry, no palco da MTV americana. E, dessa vez, Katy dispensou o playback.

‘Glee’

Clássico dos anos 1980 e do repertório de Madonna, a canção ganhou releitura na série musical Glee.

Noivinhas da Coreia

Prova de que a canção é um marco da cultura pop mundial, ela ganhou releitura recentemente na Coreia do Sul, wem um festival de música para estudantes. Nesse vídeo de 2009, se apresenta o grupo Brown Eyed Girls.

‘The Voice Tailândia’

Outra prova do sucesso planetário de Like a Virgin: a canção também já passou pelo The Voice da Tailândia.

(Com agência EFE)