Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fotos de John Lennon e Yoko nus vão a leilão na Inglaterra

Duas fotografias em preto e branco de John Lennon e Yoko Ono nus foram vendidas nesta quinta-feira em um leilão em Dorchester, no sul da Inglaterra, por 2.035 reais (860 libras ou 1.370 dólares). Os autorretratos, utilizados para ilustrar a capa e a contra-capa do álbum Unfinished Music No. 1: Two Virgins, de 1968, mostra os dois de frente e de costas, rodeados por roupas empilhadas.

Tiradas pelo ex-beatle e sua mulher com um temporizador, as fotos leiloadas são maiores em tamanho que a capa do LP e mostram mais detalhes dos objetos aos pés do casal. As imagens foram postas à venda pela primeira vez nesta quinta, depois de encontradas no sótão de uma casa inglesa. A antiga dona do imóvel, mãe do vendedor, já estava morta e ele não soube dizer à casa de leilões Duke, de Dorchester, como as fotos foram parar no local. As fotografias foram tiradas no apartamento londrino do ex-beatle Ringo Starr.

Two Virgins causou bastante debate à época de seu lançamento e chegou a sofrer censura nos Estados Unidos. Muitas lojas se negaram a vendê-lo, e as que vendiam envolviam o LP, gravado numa noite de improvisação, em uma capa de papel marrom. À época, Lennon, que foi assassinado em Nova York em 1980, disse que a capa não tinha nada a ver com a nudez em si, mas sim com um casal com uma aparência pouco atrativa. O autor de Imagine descreveu os retratos como “as fotografias de dois ex-junkies com um pouco de sobrepeso”.

(Com agência EFE)