Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fotógrafo das estrelas, Bert Stern morre aos 83 anos

Ele era conhecido por seus célebres retratos de estrelas do cinema, como Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn e Marilyn Monroe

O fotógrafo Bert Stern, conhecido por seus celebres retratos de estrelas do cinema, como Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, morreu aos 83 anos na última quarta-feira em Nova York. A morte de Stern foi anunciada pela mulher do fotógrafo, a atriz Shannah Laumeister, casada com ele desde 2009. A causa da morte, bem como suas circunstâncias, não foram divulgadas.

A atriz Sue Lyon na foto que foi usada como capa do filme Lolita, de Stanley Kubrick A atriz Sue Lyon na foto que foi usada como capa do filme Lolita, de Stanley Kubrick

A atriz Sue Lyon na foto que foi usada como capa do filme Lolita, de Stanley Kubrick (/)

Stern adquiriu relevância mundial ao retratar a mítica Marilyn Monroe nua, na última sessão fotográfica realizada pela loira, feita entre os dias 24, 25 e 26 de junho de 1962, seis semanas antes de sua morte, no dia 5 de agosto daquele ano.

Filho de judeus imigrantes, Stern nasceu no Brooklyn em 1929 e teve uma carreira de grande sucesso na fotografia, durante a qual chegou a retratar o casal Liz Taylor e Richard Burton no set do filme Cleópatra (1963). A atriz Sophia Loren e o escritor Truman Capote também posaram para Stern, que assina ainda o clássico retrato da atriz Sue Lyon com óculos de sol em forma de corações — imagem que ganhou destaque ao ser usada para divulgar o filme Lolita, de Stanley Kubrick.

No entanto, a vida pessoal de Stern não foi tão bem-sucedida como a profissional, já que o fotógrafo teve um casamento fracassado com a dançarina Allegra Kent e viu suas finanças irem às ruínas. Seu estado de saúde também era muito delicado havia alguns anos. (Com agência EFE)