Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fim entre ficção e realidade fez jus a ‘A Grande Família’

Episódio acertou ao brincar com a metalinguagem para encerrar os catorze anos de exibição da série que pintou um retrato fiel da classe C emergente

O episódio que colocou o ponto final em A Grande Família, exibido nesta quinta-feira, fez jus à trajetória de sucesso da série, que conseguiu manter bom ibope durante os catorze anos em que ficou no ar, uma raridade em tempos de audiências magras na televisão. O enredo metalinguístico do episódio acertou ao brincar com a ficção e a realidade e colocou as cartas na mesa diante do espectador quando admitiu que o êxito do seriado é fruto do retrato fiel que a história pintou da classe C emergente.

LEIA TAMBÉM:

‘A Grande Família’ dá adeus após 14 anos de bom ibope

Marieta Severo chora ao gravar último episódio de ‘A Grande Família’

Depois de beijo gay, ‘A Grande Família’ terá lésbica

ENQUETE:

Qual seu personagem preferido de ‘A Grande Família’?

O reconhecimento se deu pelas palavras do diretor Daniel Filho, nome por trás da série original, exibida entre 1972 e 1975, e convidado especial do capítulo derradeiro do remake. O diretor, interessado em lançar um seriado sobre a família Silva, abordou Lineu (Marco Nanini) e companhia. “Mas a gente é tão comum”, desconfiou o patriarca. “Vocês são a representação típica da família de subúrbio brasileira”, respondeu Filho, sem rodeios, antecipando a repercussão positiva que um programa como esse poderia ter – como teve.

O racional Lineu só foi convencido de que a série poderia emplacar quando Tony Ramos bateu à sua porta e disse que ele seria o “popozão” da TV. No papel da mulher de Lineu, Nenê (Marieta Severo), foi escolhida Glória Pires, a eterna parceira de Ramos na franquia Se Eu Fosse Você. Lázaro Ramos e Deborah Secco dariam vida a Agostinho (Pedro Cardoso) e Bebel (Guta Stresser), enquanto o caçula Tuco (Lucio Mauro Filho), seria vivido por Marcelo Adnet. Alexandre Borges e Luana Piovani fariam o casal Paulão (Evandro Mesquita) e Lurdinha (Maria Clara Gueiros).

Com o início dos ensaios, Agostinho contou a Daniel Filho sobre seu passado, um tanto manchado por denúncias de corrupção quando havia sido eleito vereador e por uma passagem pela prisão. O diretor, então, decidiu cortar o personagem da série com a justificativa de que ele era muito negativo, o que não raro acontece na televisão. Durante a visita à cidade cenográfica onde a série foi filmada por catorze anos, e onde o seriado fictício seria gravado, Agostinho surtou: não pensava ser justo ficar de fora da produção.

Quanto Drama!: Confira 7 cenas inesquecíveis de ‘A Grande Família’

Instalou-se então uma discussão no melhor estilo A Grande Família, com Lineu despejando ofensas ao jeito trambiqueiro do genro, Bebel com respostas sempre fiéis ao seu marido e Tuco achando tudo engraçado. O filho mais novo, no entanto, foi o responsável por uma frase que acalmou os ânimos de todos: “Se a nossa família ficou todo esse tempo unida, é porque alguma coisa de especial ela tem, não é?” O clima de reconciliação tomou conta e a confusão valeu a pena para os Silva quando a produção percebeu que ninguém melhor para interpretá-los na TV do que eles mesmos. A família, então, foi contratada para estrelar o próprio seriado.

Tanta autorreferência valeu a pena em cada detalhe do episódio. Andréa Beltrão foi escalada para voltar a viver a cabeleireira Marilda e emocionou em seu reencontro com Nenê. Já Tonico Pereira foi escolhido para interpretar Mendonça, o chefe de Lineu na repartição, e duplicado em uma sequência em que o personagem conversava com seu intérprete.

O seriado, que conquistou os usuários das redes sociais e chegou a ter seis palavras-chave na lista das dez mais citadas no Twitter, terminou com a família reunida em volta da TV para assistir à estreia de seu programa. A cereja do bolo na metalinguagem do episódio se deu com o início da série que os Silva assistiam, que era, na verdade, o encerramento do último episódio de A Grande Família, com os personagens retratados em bonecos de papel, como mostrava a abertura de 2001, e uma seleção de cenas de todas as temporadas da produção.