Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Filmes sobre Yves Saint Laurent disputam o ‘Oscar francês’

Duas cinebiografias diferentes sobre o estilista concorrem a estatuetas no Cesar, que será entregue dia 20 de fevereiro

Dois filmes sobre Yves Saint Laurent, com pontos de vista distintos sobre a vida do estilista francês, disputarão em 20 de fevereiro o prêmio Cesar, considerado o Oscar francês. Saint Laurent, de Bertrand Bonello, Timbuktu, de Abderrahmane Sissako, Les Combattants, de Thomas Cailley, Eastern Boys, de Robin Campillo, A Família Bélier, de Eric Lartigau, Hippocrate, de Thomas Lilti, e Acima das Nuvens, de Olivier Assayas, foram anunciados nesta quarta-feira como os indicados na categoria de melhor filme.

Leia também:

Cinebiografia de Yves Saint Laurent vai representar a França no Oscar

‘Saint-Laurent’ capta o espírito do estilista e de sua época

Na categoria de melhor ator estão na disputa Guillaume Gallienne, protagonista do filme de Jalil Lespert Yves Saint Laurent, uma versão autorizada por Pierre Bergé, companheiro do estilista que morreu em 2008, e Louis Garrel, que interpreta o artista em Saint Laurent, que insiste em aspectos mais sombrios de sua personalidade. Juliette Binoche, Marion Cotillard, Karine Viard e Adèle Haenel estão entre as indicadas ao prêmio de melhor atriz, ao lado de Catherine Deneuve, Emilie Dequenne e Sandrine Kiberlain.

Na categoria de melhor filme em língua estrangeira, o destaque fica por conta de Dois Dias, Uma Noite, dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, protagonizado por Marion Cotillard. Os outros indicados na categoria são 12 Anos de Escravidão, de Steve McQueen, Boyhood, de Richard Linklater, Ida, de Pawel Pawlikowski, Mommy, de Xavier Dolan, O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson, e Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylan.

(Com agência France-Presse)