Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Filme turco vence principal prêmio do Festival de Montreal

'Atesin Dustugu Yer', dirigido por Ismail Günes, venceu o Grande Prêmio das Américas, enquanto o espanhol 'Miel de Naranjas', de Imanol Uribe, conseguiu o Grande Prêmio Especial do júri

O Festival de Filmes do Mundo de Montreal terminou nesta segunda-feira com o anúncio que o filme turco ‘Atesin Dustugu Yer’, dirigido por Ismail Günes, venceu o Grande Prêmio das Américas enquanto o espanhol ‘Miel de Naranjas’, de Imanol Uribe, conseguiu o Grande Prêmio Especial do júri.

O prêmio Glauber Rocha de Melhor Filme Latino-Americano foi para o chileno ‘Alguém viu Lupita?’, de Gonzalo Justiniano, enquanto o melhor diretor escolhido pelo júri internacional foi Jan Troell pelo sueco ‘Dom Over Död Man’.

A alemã Brigitte Hobmeier recebeu o prêmio de Melhor Atriz por seu papel no filme ‘Ali der Schonzeit’, enquanto de Melhor Ator foi para Karl Merkatz por sua interpretação na fita austríaca ‘Anfang 80’.

O Festival de Filmes do Mundo de Montreal, o único festival competitivo da América do Norte credenciado pela Federação Internacional de Associações de Produtores de Filmes, celebrou neste ano sua 36 edição entre os dias 24 de agosto e 3 de setembro.

Durante a atual edição foram projetados 432 filmes procedentes de 80 países de todo o mundo. O Brasil teve dois representantes nas mostras paralelas: ‘Capitães de Areia’, de Cecilia Amado, e ‘Paraísos Artificiais’, de Marcos Prado.

(Com agência EFE)