Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Filme sobre Margaret Thatcher estreia em Londres cercado por polêmicas

Londres, 4 jan (EFE).- Londres recebeu na noite desta quarta-feira a estreia oficial do filme ‘A Dama de Ferro’, protagonizada pela atriz Meryl Streep, que interpreta Margaret Thatcher, um personagem que disse admirar por sua ‘força para impor-se em um mundo de homens’.

A atriz reconheceu em declarações à Agência Efe que utilizou o exemplo da ex-primeira-ministra britânica para enfrentar o desafio de interpretar, mesmo sendo americana, um personagem tão conhecido e tão importante na história do Reino Unido.

A estreia, no qual o habitual tapete vermelho foi trocado pelo azul, a cor favorita da líder conservadora, foi prestigiada por toda a equipe do filme, inclusive sua diretora Phyllida Lloyd e os atores Jim Broadbent, Alexandra Roach e Harry Lloyd.

A produção esteve rodeada de uma enorme expectativa e controvérsia e, segundo confirmou sua diretora, os filhos de Margaret Thatcher não quiseram nem colaborar com a produção nem assistir ao filme.

A história acompanha a trajetória de Margaret Thatcher, a primeira mulher a tornar-se líder do Partido Conservador e a entrar em Downing Street como primeira-ministra, cargo que ocupou durante mais de 11 anos.

O filme que começa com uma Thatcher já idosa e senil que lembra, enquanto fala com seu inseparável marido falecido, os capítulos mais importantes de sua carreira política.

A produção foi muito criticada por antigos colaboradores de Thatcher por insistir demais na deterioração mental que afeta a ex-primeira-ministra há anos, mas a equipe do filme se defendeu assegurando que o personagem foi tratado com muita dignidade. EFE