Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Filme brasileiro ‘O Menino e o Mundo’ é premiado na França

Longa de Alê Abreu levou o Prêmio Cristal no Festival de Annecy neste sábado

O filme O Menino e o Mundo, do diretor brasileiro Alê Abreu, conquistou neste sábado o Prêmio Cristal de longa-metragem no encerramento do 38º Festival do Filme de Animação de Annecy, no leste da França. A produção conta a história de um menino que sofre com a ausência do pai e deixa a pequena cidade onde mora para descobrir um mundo fantástico dominado por seres estranhos.

O filme, que também levou o Prêmio do Público, foi descrito pela organização do festival como uma ilustração dos problemas do mundo moderno pelos olhos de uma criança. “Desde a etapa da seleção, a importância crescente da animação brasileira se confirmou. A dupla consagração de O Menino e o Mundo também envia um sinal forte da vitalidade dessa cinematografia”, declarou o delegado artístico do festival, Marcel Jean, de acordo com comunicado divulgado pelo evento. Em 2013, outro brasileiro, Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi, já havia conquistado o Cristal de longa-metragem.

Leia também:

Brasil pode conquistar vaga inédita na categoria de melhor animação do Oscar 2014

‘Os gringos reconheceram a paixão e a qualidade do trabalho’, diz diretor de ‘Uma História de Amor e Fúria’

Considerado o epicentro mundial do cinema de animação, o Festival de Annecy começou em 9 de junho. Para esta edição, 236 filmes de 73 países foram selecionados. O prêmio de melhor curta-metragem ficou com Man on the Chair, produção francesa e sul-coreana dirigida por Dahee Jeong, enquanto o máximo prêmio na categoria de filmes para televisão foi para a francesa En Sortant de l’École “Tant de Forêts”. O japonês Nepia: Tissue Animals foi eleito o melhor filme sob encomenda e o britânico The Bigger Picture, de Daisy Jacobs, foi destacado como o melhor projeto de fim de carreira.


(Com agência France-Presse e EFE)