Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Filho de Neguinho da Beija-Flor assina samba-enredo que vai homenagear Roberto Carlos na avenida

Decisão da escola de samba foi anunciada na madrugada desta sexta-feira, em Nilópolis. Há 15 anos agremiação obtém nota máxima neste quesito

“Dois sambas tinham muita qualidade e estavam dividindo a preferência dos segmentos da escola. Mais uma vez, toda a comunidade foi ouvida e decidimos pensando no bem da escola. Uso critérios técnicos para julgar”, afirmou Laíla, diretor de carnaval da Beija-Flor

O samba-enredo da Beija-Flor que homenageará o cantor Roberto Carlos em 2011 leva a assinatura de Luiz Antonio Feliciano Marconde Júnior, ou simplesmente JR Beija-Flor – filho do intérprete Neguinho da Beija-Flor. A composição vencedora chegou à final com outros dois concorrentes, numa disputa que teve início em agosto, com um total de 54 composições inscritas.

Passava das 3h da madrugada desta sexta-feira quando o diretor de carnaval Laíla avisou que anunciaria o samba campeão para a multidão que lotava a quadra da escola, em Nilópolis, na Baixada Fluminese. JR deixou às pressas o camarote da presidência rumo ao palco. Favorito, ele já imaginava que estava perto de vencer o primeiro concurso de samba-enredo na agremiação após sete tentativas. “A primeira vez que disputei foi há 10 anos. Só tinha vencido uma disputa na minha vida, em 2007, na Vizinha Faladeira, uma escola do Grupo de Acesso”, lembrou o jovem de 28 anos.

Emocionado, Neguinho comemorou o privilégio de cantar na avenida um samba em homenagem a um ídolo e ainda por cima escrito por seu filho. “Sempre fui fã do Roberto. Tive a honra de cantar no especial de fim de ano dele. Vai ser uma emoção enorme cantar um samba sobre ele, ainda mais sendo do meu filho”, disse o intérprete.

Por ser o intérprete oficial da escola, Neguinho só pôde cantar o samba do filho depois do resultado. Antes, coube a Nêgo, seu irmão, defender o samba do sobrinho. “Meu tio tinha me prometido que esse ano me ajudaria a ser campeão. E ele cumpriu. É uma dívida que vai ser muito difícil de pagar”, agradeceu JR.

JR Beija-Flor, terceiro da esquerda para a direita, comemora a vitória na quadra da escola JR Beija-Flor, terceiro da esquerda para a direita, comemora a vitória na quadra da escola

JR Beija-Flor, terceiro da esquerda para a direita, comemora a vitória na quadra da escola (/)

Assinar um samba-enredo na Beija-Flor é assumir uma responsabilidade das grandes no mundo do samba. Há 15 anos, a escola de Nilópolis só recebe notas máximas no quesito. Durante o anúncio, Laíla fez questão de esclarecer que o apoio da comunidade existiu, mas não foi preponderante para a definição do samba de 2011. “Dois sambas tinham muita qualidade e estavam dividindo a preferência dos segmentos da escola. Mais uma vez, toda a comunidade foi ouvida e decidimos pensando no bem da escola. Uso critérios técnicos para julgar”, afirmou. “Essa foi a escolha de samba mais difícil nesse tempo todo que estou aqui”, disse o diretor, que está há 17 anos na escola.

A comunidade ficou em polvorosa com a escolha do samba de JR e companhia. Para a festa ser completa, só faltou mesmo a presença do rei Roberto Carlos na quadra da Beija-Flor. Desde o anúncio do enredo, a visita do rei é aguardada ansiosamente pela comunidade. Apesar da ausência física, o coreógrafo da comissão de frente, Carlinhos de Jesus, garante que o cantor faz questão de acompanhar os detalhes do desenvolvimento do desfile. “Ele quer saber de tudo. Cada detalhe. E ele é muito gente boa”, conta.

No ano que vem, a Beija-Flor será a última escola a pisar na Marquês de Sapucaí, na segunda-feira de Carnaval.

Conheça a letra do samba-enredo:

A Simplicidade de um Rei

Autores: Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR Beija-Flor, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira, Théo M. Neto

A saudade

Vem pra reviver o tempo que passou

Ah! Essa lembrança foi o que ficou

Momentos que não esqueci

Eu cheio de fantasias na luz do rei menino

Lá no meu Cachoeiro

E lá vou eu… Era do rádio a onda me levar

Na Jovem Garda, o rock a embalar…Vivi essa paixão

Calhambeque belos dias

No festival a primazia

Amigos de fé guardei no coração

Quando o amor invade a alma… É magia

É inspiração pra nossa canção… Poesia

O beijo na flor é só pra dizer

Como é grande o meu amor por você

Nas curvas dessa estrada a vida em canções

Chora viola! Nas veredas dos Sertões

Lindo é ver a natureza

Por sua beleza clamei em meus versos

No mar navegam emoções

Sonhar faz bem aos corações

Na fé com o meu Rei seguindo

Outra vez estou aqui vivendo esse momento lindo

De todas as Marias vem as bênçãos lá do céu

Do samba faço oração, Poema, emoção!

Meu Beija-Flor chegou a hora

De botar pra fora a felicidade

A alegria de falar do Rei

E mostrar pro mundo essa simplicidade