Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Festival em Salvador começa hoje com lambada e carimbó

Por AE

São Paulo – Até entre os organizadores a versão baiana do Conexão Vivo é que provoca maior expectativa, mesmo que as de Belo Horizonte, Recife e Belém tenham deixado as melhores impressões nos últimos anos. A série de shows do festival, que começa hoje e vai até domingo na Praia da Pituba, em Salvador, promove vários encontros inéditos de estilos e gerações diferentes, entre baianos e convidados de outros Estados.

A lambada e o carimbó do Pará esquentam a programação já na abertura hoje com a cantora Juliana Sinimbú. Ela recebe como convidado seu conterrâneo Felipe Cordeiro, que este ano já marcou presença forte no Rec Beat, no Recife, e no projeto Prata da Casa, no Sesc Pompeia.

Grandes figuras da MPB e do rock nacional como Elza Soares, Wilson das Neves, Pepeu Gomes, Edgard Scandurra, Paulo Miklos, Marco Mattoli, Armandinho Macedo, Marku Ribas, Di Melo, Gerônimo (um soberano do carnaval baiano) e o grupo A Cor do Som estão entre os convidados.

Até a cantora Mayra Andrade, de Cabo Verde, veio para participar do show da baiana Marcia Castro, ao lado de Mariella Santiago e Mariana Aydar. Elas cantam amanhã, noite com o elenco mais encorpado, que além de vários encontros vai ter shows individuais da rainha do tecnomelody, a paraense Gaby Amarantos, e Lenine.

Minas com Bahia – Dois dos melhores encontros no Conexão Vivo de Belo Horizonte, em abril, vão se repetir hoje. Um é o do compositor mineiro Gilvan de Oliveira com o músico baiano Armandinho. O outro é o da banda Porcas Borboletas, de Uberlândia, com o titã Paulo Miklos.

O evento continua na Bahia nos dias 16, 17 e 18 de setembro, no Pelourinho (Salvador), Feira de Santana (dias 2 e 3/9), Vitória da Conquista (9 e 10/9) e em Juazeiro (21 e 22/10), com shows, oficinas, palestras e debates.

Criado em Minas, o Conexão Vivo é um dos mais bem-sucedidos programas de circulação de shows, gravação de CDs e de uma série de fomentos dentro da cadeia produtiva da música popular no Brasil. Em 2011, contemplou 150 projetos incentivados em 7 Estados. O Edital Nacional de Seleção Artística para 2012 continua com inscrições abertas no portal http://www.conexaovivo.com.br até o dia 21 de agosto e vai selecionar 45 artistas brasileiros – 30 de música cantada e 15 de música instrumental. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Destaques da Programação

Hoje, a partir das 18h30:

Gilvan de Oliveira (MG) convida Armandinho (BA) / Porcas Borboletas (MG) convida Paulo Miklos (SP) / Ortinho (PE) convida Pepeu Gomes (BA)

Amanhã, a partir das 18h30:

Marcia Castro (BA) convida Mariella Santiago (BA), Mariana Aydar (SP) e Mayra Andrade (Cabo Verde) / Pedro Morais (MG) convida Maglore / Gaby Amarantos (PA) / Lenine (PE)

Sábado, a partir das 18h30:

Érika Machado (MG) convida Rebeca Matta (BA) / Samba do Compositor (MG) convida Mariene de Castro (BA) e A Cor do Som (BA)

Domingo, a partir das 17 horas:

Manuela Rodrigues (BA) recebe Romulo Fróes (SP) / Flávio Renegado (MG) convida Lenine (PE)