Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Festival de Cannes entrega prêmios de sua 65ª edição

Por Da Redação - 27 maio 2012, 06h52

Cannes (França), 27 mai (EFE).- O Festival de Cannes entrega esta tarde os prêmios de sua 65ª edição para alguns dos 22 filmes apresentados na competição oficial, na qual houve nomes como os de Michael Haneke, Carlos Reygadas, Xeques Audiard, Leos Carax, Cristian Mungio e David Cronenberg.

O júri, presidido pelo cineasta italiano Nanni Moretti, anunciará os prêmios em cerimônia que será realizada no Grande Teatro Lumière do Palácio de Festivais de Cannes.

A Palma de Ouro é o prêmio principal dado por Cannes e o mais perseguido pelos cineastas. Nesta edição quatro deles já contam com uma: Michael Haneke, Abbas Kiarostami, Ken Loach e Cristian Mungio, enquanto Alain Resnais recebeu uma por toda sua carreira em 2009.

Entre os candidatos este ano estão o mexicano Carlos Reygadas, por ‘Post Tenebras Lux’ e o brasileiro Walter Salles, por ‘On the Road’.

Publicidade

Além da Palma, o júri entregará prêmios para melhor diretor, ator, atriz, roteiro, estreia, curta-metragem e mérito técnico.

Junto a Moretti, os encarregados de decidir estes prêmios são os produtores Alexander Payne, Andrea Arnold e Raoul Peck, as atrizes Diane Krugger, Emmanuelle Devos e Hiam Abbas, o ator Ewan McGregor e o estilista Jean-Paul Gaultier. EFE

Publicidade