Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fábio Porchat e Preta Gil estrelam o novo ‘Medida Certa’

Nova temporada terá competição por dulpas. O humorista e a cantora entram no desafio contra a paraense Gaby Amarantos e o sertanejo César Menotti

Preta Gil é viciada em refrigerantes – os normais mesmo, nada de diet ou zero, ela deixa claro. Gaby Amarantos adora farofa e toda a culinária “bem servida” do Pará. Fábio Porchat não entende como alguém pode ter ânimo para correr na praia ou na esteira, se ficar deitado na cama se enchendo de gordura é tão bom. E para César Menotti, difícil mesmo é viver sem doces. “Adoro churros”, conta. Mas a partir de agora nada disso faz mais parte da realidade deles, ao menos pelos próximos três meses. Os quatro são os novos participantes do Medida Certa, o quadro do Fantástico que na última edição conseguiu emagrecer Ronaldo Fenômeno.

Nesta temporada, a competição será em duplas – Fábio e Preta contra Gaby e César. O preparador físico Márcio Atalla continua sendo o “carrasco” dos exercícios. “Está comprovado que a cooperação e a competição levam as pessoas a ter mais regularidade na atividade física. É isso que queremos mostrar nesta edição”, explicou ele, na coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira em um cenário tentador: uma churrascaria no Rio de Janeiro. O formato atual lembra um americano de sucesso, O Grande Perdedor, no qual vence o participante que perder mais peso. Mas Atalla tenta desvincular as semelhanças: “Tentamos um caminho próprio e nosso foco é mais o exercício físico, porque só perda de peso nem sempre representa saúde”.

As duplas, explica o preparador, foram divididas de acordo com parâmetros que levaram em consideração fatores de risco, além do peso, considerado de forma proporcional. “Está equilibrado”, garante. A preocupação fica por conta de Fábio Porchat, visivelmente o mais magro dos quatro. “Engano um pouco. Não sou obeso, mas estou dez quilos acima do meu peso ideal, e sou completamente sedentário. Faço tanta coisa, que quando tenho tempo livre a última coisa que quero é correr na praia ou na esteira”, diz o humorista. “O Fábio se encaixa no perfil da maioria da população brasileira, que está com sobrepeso. Ele parece bem, mas os exames mostram que não”, completa Atalla, citando dados do Ministério da Sáude divulgados nesta terça, que mostram que os índices de obesidade no país continuam a crescer – e em ritmo acelerado.

Leia também:

Leia também: Pela primeira vez, mais da metade dos brasileiros está acima do peso

Desafios – Juntos, Porchat e Preta Gil pesam mais de 180 quilos, enquanto Gaby e César somam 215. O peso individual, só será revelado no primeiro episódio de Medida Certa – A Disputa, exibido neste domingo. Toda semana será medida a circunferência abdominal de cada um, e eles passarão também por uma prova física. O peso, desta vez, será revelado toda semana, assim como os resultados prévios dos exames médicos. Cada desafio soma pontos, que definirão o vencedor, ao fim dos três meses de competição. As gravações começaram na terça-feira passada e uma prévia do quadro foi exibida aos jornalistas na entrevista. “Esse é o nosso inferno”, resumiu Porchat, ao fim do teaser. “Vai se transformar em alegria”, comentou o apresentador Tadeu Schmidt. “Em dezembro, quando acabar e a gente puder comer de novo”, completou o humorista.

Piadas à parte, todos se dizem comprometidos com a chance de ter mais qualidade de vida. Gaby Amarantos conta que tem refluxo devido à má alimentação, o que prejudica as cordas vocais, além de dores nas costas. “Mas o estopim, que me levou a aceitar o convite, foi uma foto de biquíni de oncinha que postei nas redes sociais quando estava de folga em Nova York. Nunca sofri tanto bullying. Até de baleia me chamaram”, conta. “Mas daqui a três meses, vou publicar uma usando só tapa-sexo”, brinca a mais confiante dos quatro competidores. O problema de Preta Gil é uma lesão no joelho, operado duas vezes. “Meu ortopedista disse que se eu não me cuidar, é grande a chance de ter que interromper minha carreira em menos de cinco anos. E se eu precisar operar, vou ficar um ano longe dos palcos. Isso, para mim, é a morte”, diz a cantora, que faz quatro shows por semana e arrasta mais de um milhão de pessoas com seu bloco de Carnaval.

César Menotti admite ter alimentação péssima, mas acha que o mais difícil é encontrar tempo para malhar em meio à agenda atribulada. “Se bem que, quando tinha tempo, também não fazia nada”, admite. “Fabiano (sua dupla e também acima do peso) me chamou de traidor, mas disse que vai fazer tudo o que eu fizer.” Ele e Gaby afirmam ter se surpreendido ao receber a dieta da nutricionista e comprovarem que poderão comer de tudo – desde que de forma controlada. Mas Porchat confessa que ainda não se acostumou às mudanças. “Sinto falta de comer muito. É muito triste ver o buffet com inúmeras possibilidades e ter que fazer uma porçãozinha.”