Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Extra de documentário de Scorsese revela solo inédito de George Harrison

Trecho de Here Comes the Sun não foi incluído na versão final da música nem no filme, mas aparece nos extras do DVD

As edições em DVD do documentário George Harrison: Living in the Material World, dirigido por Martin Scorsese, acabam de virar item de colecionador. Os extras trazem uma novidade para os fãs dos Beatles: um solo inédito de George na música Here Comes the Sun. A novidade aparece num trecho de um vídeo publicado no YouTube, que foi reproduzido pelo site da revista britânica NME.

O solo foi descoberto pelo filho de Harrison, Dhani, pelo produtor George Martin e por seu filho, Giles, durante visita ao estúdio Abbey Road, onde foi gravado o disco de mesmo nome, lançado em 1969. Em uma cena do documentário, enquanto ouve as fitas originais das gravações da música, Dhani libera um dos canais de áudio com o solo e admite: “Eu nunca tinha ouvido isso antes”.

O autor do vídeo publicado no YouTube é o brasileiro Lucas Bandeira, um dos criadores do Googleokê, que foi sensação na rede no ano passado. Ele explica que, nos extras do DVD, quando Dhani abre o canal com o solo de guitarra, os outros canais estão fechados, e não é possível imaginar como ele soaria quando inserido na música. Para dar essa impressão ao ouvinte, Lucas inseriu a música no fundo.

O documentário de Scorsese tem ainda participações de Jane Birkin, Eric Clapton, Paul McCartney, Yoko Ono, Tom Petty, Ravi Shankar, Phil Spector, Ringo Starr, entre outros, e foi exibido ao público nos Estados Unidos pelo canal HBO, em duas partes. No Brasil, foi exibido apenas durante o Festival do Rio.