Clique e assine a partir de 9,90/mês

EUA: Redford ataca pré-candidatos republicanos em Sundance

Por Jemal Countess - 19 jan 2012, 21h59

O ator americano Robert Redford criticou nesta quinta-feira, na abertura do festival de cinema independente Sundance, do “cogumelo atômico de egos” que segundo ele formam os pré-candidatos republicanos às eleições presidenciais dos Estados Unidos.

O ator de 75 anos, conhecido por sua postura à esquerda do tabuleiro político, aproveitou a conferência de imprensa de abertura do festival para lançar alguns dardos contra os pré-candidatos.

“Quando vemos os debates (das primárias republicanas), se pode observar este cogumelo atômico de egos que flutua acima de todo mundo”, declarou. “É tão idiota, estúpido, que me entristece”.

O ator, vestido de jeans e um grosso suéter preto – a forma informal que caracteriza o festival – também criticou vivamente os congressistas porque, segundo ele, fazem muito pouco para financiar a cultura.

Continua após a publicidade

“Há anos e anos tivemos de conviver com o fato de que outros países apoiam muito mais seus artistas que o nosso, e isso é imperdoável”, disse Redford.

“Mas temos congressistas de mente estreita, que temem as mudanças quando a mudança é a única coisa que pode ter êxito”, lamentou. “Devemos lutar contra este gênero de pensamento no Congresso”.

O Sundance, que ocorre de 19 a 29 de janeiro na estação de esqui Pak City (Utah, noroeste), apresenta este ano 117 longas-metragens de 30 países, entre os quais 45 obras-primas (24 delas em competição) e 91 estreias mundiais.

O festival foi fundado por Robert Redford para dar visibilidade à produção independente americana e internacional, em média ofuscada pelos grandes estúdios.

Publicidade