Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Eu, eu, eu: Elvis volta ao topo da parada britânica de discos

Cantor lidera o ranking com 'If I Can Dream', uma coletânea de clássicos na qual se destaca o trabalho de orquestra da Filarmônica Real

Eu, eu, eu: Elvis não morreu. Quase 40 anos depois da sua morte, o cantor está de volta ao topo da parada de discos britânica, na 12ª vez em que ele fica em primeiro lugar no Reino Unido, com o álbum If I Can Dream, uma coletânea de clássicos na qual se destaca o trabalho de orquestra da Filarmônica Real. Isso significa que Elvis agora tem mais discos número 1 no Reino Unido do que qualquer outro intérprete solo masculino e que ele empata com Madonna, em segundo lugar, como o artista que mais alcançou o topo da parada de álbuns, atrás dos Beatles, que chegaram lá 15 vezes, segundo a Official Charts Company.

LEIA TAMBÉM:

Dez momentos que mudaram os rumos do rock

Kevin Spacey será presidente Nixon em filme ‘Elvis & Nixon’

Elvis conquistou o topo do ranking com 79.000 vendas, a organização acrescentou, levando o cantor ao segundo lugar entre os discos mais rapidamente vendidos no ano, atrás de Chasing Yesterday, da banda High Flying Birds, de Noel Gallagher.

Rod Stewart emplacou pela 34ª vez um disco na lista dos dez primeiros lugares da parada: Another Country, número 2 no ranking. Guy Garvey, do Elbow, ficou em terceiro com o seu primeiro disco solo, Courting the Squall.

Na parada de singles, Adele foi a vencedora pela segunda semana com Hello, a gravação mais rapidamente vendida no Reino Unido em 2015, e Sorry, de Justin Bieber, ficou em segundo lugar. O tema no novo filme de James Bond, Writing’s on the Wall, de Sam Smith, foi o terceiro colocado.

That’s Alright(1954)

Primeiro single lançado comercialmente por Elvis, foi composta pelo cantor de blues Arthur Crudup.

Hound Dog (1956)

 

Composta por Jerry Leiber e Mike Stoller, a música foi gravada originalmente por Willie Mae “Big Mama” Thornton em 1952, mas só fez sucesso na voz de Elvis, cuja versão foi eleita pela revista Rolling Stone a 19ª melhor música de todos os tempos.

Love Me Tender (1956)

Adaptada da música Aura Lee, uma balada da Guerra da Secessão, especialmente para a voz de Elvis.

Heartbreak Hotel (1956)

 

Escrita por Tommy Durden e Mae Boren Axton, se tornou a primeira música de Elvis a encabeçar as paradas de sucesso americanas e também sua primeira a vender mais de um milhão de cópias.

Don’t be cruel (1956)

Escrita por Otis Blackwell, a música entrou para o Hall da Fama do Grammy em 2002.

Blue Suede Shoes (1956)

 

Escrita e gravada originalmente por Carl Perkins (um dos participantes das conhecidas Million Dollar Sessions, ao lado de Elvis, Jerry Lee Lewis e Johnny Cash). É considerada uma das primeiras músicas de rockabilly.

 

Jailhouse Rock (1957)

Composta por Jerry Leiber e Mike Stoller, foi lançada no filme de Elvis que leva o mesmo nome.

All Shook Up (1957)

 

Composta por Otis Blackwell e Elvis Presley, a música passou oito semanas no topo das paradas americanas quando foi lançada.

 

Hard Headed Woman (1958)

 

Composta por Claude Demetrius como um blues, a música foi adaptada para o rock por Elvis para a trilha sonora de seu filme King Creole.

 

It’s Now or Never (1960)

 

Embora sua melodia seja adaptada do standard italiano O Sole Mio, a inspiração de Elvis veio da canção There’s No Tomorrow, gravada por Tony Martin em 1949. A letra foi escrita por Aaron Schroeder e Wally Gold.

(Da redação)