Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Estátua de João Ubaldo Ribeiro será inaugurada em 2015

Monumento de bronze custará R$ 130 mil e será colocado em praça no Leblon

O escritor João Ubaldo Ribeiro, morto em julho deste ano, será homenageado com uma estátua no Rio de Janeiro. O monumento será instalado no primeiro semestre de 2015 na Praça Antero de Quental, no Leblon, segundo informações da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos.

A obra, confeccionada em bronze, será assinada pelo artista José Liboreto e irá reproduzir o escritor em tamanho real, sentado em um banco de madeira. Semelhante à estátua de Carlos Drummond de Andrade, situada em um banco de concreto no calçadão da praia de Copacabana. No projeto apresentado, Ubaldo aparece de paletó e calça – trajes que dificilmente usava. O investimento da prefeitura será de 130.000 reais.

Leia também:

Escritor João Ubaldo Ribeiro morre ao 73 anos no Rio

ABL decreta luto de três dias por morte de João Ubaldo

Entrevista: ‘Se eu ficasse rico, parava de escrever e só lia’, diz João Ubaldo Ribeiro

O escritor, acadêmico e jornalista morreu em sua casa, no Rio de Janeiro, no dia 18 de julho deste ano em decorrência de uma embolia pulmonar. Ubaldo era o 7º ocupante da cadeira número 34 da ABL. Ele foi eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco. Atualmente, era colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, onde escrevia aos domingos.

Além dos dois Jabutis, Ubaldo venceu em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Fora do Brasil, foi laureado na Alemanha e na Suíça. Seus livros foram traduzidos em doze línguas, como o inglês, espanhol, finlandês, francês, hebraico e italiano.