Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Espanhol Juan Goytisolo ganha Prêmio Cervantes 2014

Principal honraria das letras hispânicas será entregue em abril, na data de morte do escritor Miguel de Cervantes

O escritor espanhol Juan Goytisolo, de 83 anos, é o vencedor do Prêmio Cervantes 2014, considerado o Nobel das letras hispânicas, anunciou nesta segunda-feira em Madri o ministro da Cultura espanhol, José Ignacio Wert.

De acordo com o ministro, o júri reconheceu Goytisolo por sua capacidade indagatória na linguagem e pelas propostas estilísticas complexas, desenvolvidas em diversos gêneros literários, assim como por sua vontade de integrar as duas margens, a tradição heterodoxa espanhola e por sua aposta permanente no diálogo intercultural.

Premiando Goytisolo, o júri do Cervantes cumpre uma tradição na qual há anos o prêmio, criado em 1975, é entregue alternadamente a escritores espanhóis e latino-americanos. Em 2013 a honraria, dotada com 125.000 euros (cerca de 395.700 reais), foi concedida à escritora mexicana Elena Poniatowska, conhecida por um compromisso político que refletiu em obras como La noche de Tlatelolco, e no ano anterior ao poeta espanhol José Manuel Caballero Bonald.

Leia também:

Nobel de literatura vai para o francês Patrick Modiano

Goytisolo soma-se, assim, à longa lista de autores reconhecidos com o prêmio, entre os quais figuram o peruano Mario Vargas Llosa (1994), o argentino Ernesto Sábato (1984), o mexicano Octavio Paz (1981), o uruguaio Juan Carlos Onetti (1980) e o espanhol Camilo José Cela (1995).

O escritor receberá o prêmio no dia 23 de abril de 2015 – data da morte de Miguel de Cervantes (1547-1616) – das mãos do rei Felipe VI em uma cerimônia na localidade de Alcalá de Henares, cidade natal do autor de Dom Quixote De La Mancha.

(Com agência France-Presse)