Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Espanha se despede da popular Festa de São Firmino com poucos feridos

Madri, 14 jul (EFE).- Entoando o tradicional canto ‘Pobre de mí’, milhares de pessoas se despedirão neste sábado, em Pamplona, dos festejos mais famosos da Espanha, a Festa de São Firmino, que neste ano registrou apenas quatro feridos nas corridas de touro durante as celebrações de encerramento.

O último evento, com touros da raça Torrehandilla-Torreherberos, manteve o clima dos últimos dias e terminou com uma corrida veloz em que ninguém se feriu.

Em apenas dois minutos e 33 segundos os touros correram os 850 metros do percurso, lotado de corredores, que prestigiaram o evento que se tornou mundialmente conhecido graças ao escritor americano Ernest Hemingway.

Os oito encerramentos da Festa de São Firmino de 2012 deixaram um saldo de mais de 400 pessoas atendidas pela Cruz Vermelha e pela DYA (espécie de Anjos do Asfalto local), informaram as organizações.

Em entrevista coletiva, a secretária de Saúde regional, Marta Vera, informou que os números de ocorrências registradas ligadas aos festejos (710 casos) de 2012 são ‘muito similares’ aos da Festa de São Firmino de 2011, e que ‘o balanço, felizmente, é muito positivo’. EFE