Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Escritor americano Tom Clancy morre aos 66 anos

O autor de ‘thrillers’ militares faleceu na noite desta terça-feira em um hospital no estado de Maryland

O escritor americano Tom Clancy morreu na noite desta terça-feira aos 66 anos, segundo confirmou seu editor, Ivan Held, ao jornal The New York Times. De acordo com a publicação, Clancy morreu em um hospital em Baltimore, no estado americano de Maryland, onde residia. A causa da morte não foi divulgada.

Tom Clancy se tornou famoso por seus thrillers militares, livros que levaram seu nome ao primeiro lugar da lista de mais vendidos do New York Times e que chegaram a ser publicados com a impressionante tiragem de dois milhões de exemplares, caso de Rainbow 6, lançado pela Record no Brasil, sua editora no país. Protagonizados geralmente pelo analista da CIA Jack Ryan, seus romances foram adaptados para o cinema e para jogos de videogame.

Clancy deixou um último livro, Command Authority, que deve chegar às prateleiras das livrarias americanas em 3 de dezembro. Segundo a Record, no Brasil, a publicação desse romance ainda não está acertada, mas o escritor terá lançado outro de seus livros, Morto ou Vivo, na sexta-feira.

Até 1984, Clancy trabalhava como corretor de seguros, quando então decidiu investir na carreira literária. Seu primeiro livro, Caçada ao Outubro Vermelho, foi vendido por apenas 5.000 dólares para a pequena editora Naval Institute Press, mas caiu nas graças do povo ao ser elogiado publicamente pelo então presidente americano, Ronald Reagan.