Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Entre as veteranas, uma estreante corre por fora para melhor atriz

Annette Bening, Nicole Kidman, Natalie Portman e Michelle Williams já estiveram entre indicadas. A novidade é Jennifer Lawrence

A disputa na categoria de Melhor Atriz do Oscar 2011 se dará entre veteranas da premiação e uma estreante. Concorrendo pela quarta vez, Annette Bening (Minhas Mães e Meu Pai), que já foi indicada por Os Imorais (1990), Beleza Americana (1999) e Julia (2004), poderá enfim levar para casa a estatueta dourada, já que nunca passou da condição de indicada.

Em quantidade de indicações, a australiana Nicole Kidman (Reencontrando a Felicidade) vem logo atrás de Annette com três, incluindo esta, por Moulin Rouge (2001) e As Horas (2002), filme pelo qual foi agraciada com o prêmio de Melhor Atriz, protagonizando o filme sobre a escritora britânica Virginia Woolf.

Natalie Portman (Cisne Negro) e Michelle Williams (Namorados Para Sempre) somam agora duas indicações no currículo. Aquela, por Closer (2004). Já Michelle, por O Segredo de Brokeback Mountain (2005). Perderam em ambas as ocasiões.

Enfrentando uma campeã de indicações, uma já premiada e duas com alguma experiência na cerimônia de entrega, Jennifer Lawrence (Inverno da Alma) pode se revelar a zebra da noite e ganhar o Oscar de Melhor Atriz na sua primeira disputa da carreira. Resta esperar para saber se a Academia vai premiar Annette Bening e seu histórico favorável de grandes atuações, inclusive nominadas ao Oscar, prestigiar a estreante Jennifer Lawrence, dar mais uma estatueta para Nicole Kidman ou desempatar as indicações de Natalie Portman e Michelle Williams.