Durante discurso no Bafta Awards, a atriz destacou o apoio recebido pela equipe de produção do primeiro 'Harry Potter' após a morte de seu animal de estimação
A atriz Emma Watson dedica o Bafta, que recebeu como revelação do ano, a um hamster (Reprodução/VEJA)
Os anais dos discursos feitos por celebridades em premiações ganhou um capítulo curioso na noite deste domingo. Ao receber o Bafta, prêmio outorgado pela academia de cinema e TV do Reino Unido, como artista britânico do ano, a atriz Emma Watson dedicou a conquista a Millie, seu antigo hamster de estimação. O Britannia Award for British Artist of the Year, troféu recebido pela Hermione da franquia Harry Potter, é entregue a um artista, novo ou experiente, que represente “o melhor do talento britânico”, segundo o site do Bafta.
Durante o discurso, ela afirmou que a indústria cinematográfica britânica não foi apenas um local de trabalho, mas sim onde ela amadureceu. Para exemplificar sua transformação como pessoa, Emma se lembrou do pequeno roedor, que sofreu um ataque cardíaco durante as gravações de Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), longa onde iniciou carreira. Segundo a atriz, a equipe de gravação a ajudou a superar a perda e ainda realizou um enterro com um caixão sob medida, feito de mogno e forrado de veludo.
Em 2012, o intérprete do bruxinho estrelou o musical da Broadway How to Succeed in Business Without Really Trying. Em 2013, ele lançou o remake do filme de terror A Mulher de Preto. Sem certeza de sua vocação para a interpretação, Daniel pensa ainda em se tornar diretor de cinema ou mesmo arqueólogo. Mas segue à frente das câmeras. Em 2014, estreou o filme Será Que? e gravou Victor Frankenstein, previsto para 2016.
Os fãs da intérprete de Hermione Granger não esperaram muito para vê-la de novo nos cinemas. E ela vem dando passos interessantes na área. Primeiro fez uma assistente de figurino em Sete Dias com Marilyn (2011), longa baseado no diário de Colin Clark, que foi diretor-assistente de O Príncipe Encantado, filme estrelado por Marilyn Monroe e Laurence Olivier. No ano seguinte, estrelou As Vantagens de Ser Invisível, baseado no livro de mesmo nome, uma sick-lit de Stephen Chbosky, e em 2013 fez Bling Ring: A Gangue de Hollywood, de Sofia Coppola. Além de atuar, a jovem tem se destacado ao tomar posições ideológicas diante da situação da mulher no mundo. No fim de 2014, foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da ONU.
O intérprete de Rony Weasley, o melhor amigo de Harry Potter na série, admitiu que se sentia perdido com o final da saga. Mas ele também não ficou longe das telas por muito tempo. Grint fez, entre outros, os longas Entre Inimigos (2012), de Petter Næss, sobre a Segunda Guerra Mundial, e Conquistas Perigosas (2013), de Fredrik Bond, com Shia LaBeouf.
A atriz que deu vida à namorada de Harry Potter nos cinemas fez filmes menores depois da franquia, como Jogos do Apocalipse (2013), em que um professor de filosofia desafia a classe a escolher dez dentre eles para se refugiar no subterrâneo e dar um novo início à humanidade, e Before I Sleep (2013), sobre um poeta que busca o seu passado.
Apenas três semanas após o lançamento da parte final de Harry Potter e as Relíquias da Morte, Felton, o Draco da série, voltou ao cartaz com o longa O Planeta dos Macacos - A Origem, filme que serve de prelúdio ao clássico. Em seguida, Felton participou do suspense sobrenatural A Aparição (2012). Depois fez Em Segredo (2013), um drama romântico que se passa no século XIX, e Belle (2013), outro filme histórico, este ambientado no século XVIII. Tem diversos outros projetos em produção.
Nos dez anos de filmagens de Harry Potter, Lewis foi o que mais passou por mudanças. De garotinho desajeitado, tornou-se galã e arranca suspiros da plateia feminina. Mas, além da comédia The Sweet Shop, que estreou em 2013 nos cinemas do Reino Unido, ele tem em vista apenas The Brontes e Me Before You , longas previstos para 2016.