Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em carta aberta, artistas pedem que governo britânico ‘não diminua’ a BBC

Daniel Craig, J.K. Rowling e Judi Dench estão entre os famosos que se insurgiram contra as possíveis reformas na rede, sinalizadas pelo ministro da cultura britânico

Daniel Craig, Rachel Weisz, Judi Dench, J.K. Rowling e Jamie Oliver estão entre os artistas que assinaram uma carta aberta destinada ao primeiro-ministro britânico David Cameron pedindo para o governo “não diminuir” a rede pública BBC. O texto, divulgado no jornal Daily Telegraph, é uma resposta ao anúncio feito pelo ministro da Cultura, John Whittingdale, de que a rede pode passar por reformas. Ele afirmou que o Parlamento irá analisar se a escala e a abrangência da BBC ainda são apropriadas em um grande estudo que irá anteceder a renovação do alvará da emissora, que tem validade de dez anos e vence em 2016.

Leia também:

‘Teletubbies’ voltam à TV com touch screen na barriga

TV Cultura é a 2ª emissora mais bem avaliada do mundo

“Com tantas opções a mais no que consumir e em como consumi-lo, precisamos pelo menos nos perguntar se a BBC deveria tentar ser tudo para todos, servir todos em todas as plataformas, ou se deveria ter uma missão com um alvo mais preciso”, afirmou ele. Whittingdale declarou que sua revisão irá analisar como a BBC é financiada, a escala de sua produção e se a rede precisa de uma supervisão mais rigorosa por parte de uma nova agência reguladora. Atualmente, os britânicos que possuem um televisor em casa pagam uma taxa anual destinada à manutenção da BBC.

Na carta aberta, os artistas se dizem preocupados com o futuro da rede. “Estamos escrevendo para deixar registrado no começo do processo a nossa preocupação para que nada seha feito para diminuir a BBC ou transformá-la em uma emissora de mercado restrito”, diz o texto. “Na nossa visão, uma BBC diminuída significaria simplesmente uma Grã-Bretanha diminuída. A BBC é uma organização preciosa. Como todas as organizações, tem suas falhas, mas é uma força criativa surpreendente.”

Na Grã-Bretanha, a BBC tem um prestígio especial por sua cobertura de temas nacionais como casamentos reais, eventos esportivos e a meteorologia. Os artistas falam sobre o reconhecimento da rede pelos cidadãos dos países que compõem o Reino Unido. “A BBC está no coração do caso de sucesso da nossa indústria criativa. A BBC tem a confiança e é amada pela audiência britânica e é motivo de inveja do resto do mundo.”

(Da redação, com agência Reuters)