Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Elton John critica o pop atual e os reality shows que pretendem revelar talentos

Em uma entrevista publicada nesta terça-feira, o cantor britânico Elton John descreveu os compositores da atualidade como “bem horríveis”, a música pop como sendo sem inspiração e programas de reality show na televisão ao estilo American Idol como chatos.

O cantor de Your Song e Candle in the Wind, um dos artistas de pop mais bem-sucedidos de todos os tempos, acrescentou que a fama instantânea que shows de talento podem trazer não é uma forma de se tornar uma estrela de verdade.

“É importante que (cantores de música pop) componham suas próprias canções, para que não estejam à mercê de qualquer um”, disse John, de 63 anos, cujo nome verdadeiro é Reginald Dwight, em entrevista à revista Radio Times. “Compositores hoje em dia são bem horríveis, e esse é o motivo por que tudo parece igual. O pop contemporâneo não é muito inspirador.”

Ele disse ser fã de jovens artistas femininas do pop como Lily Allen, Amy Winehouse e Lady Gaga, antes de acrescentar: “Não sou fã desses shows de talentos. Eu provavelmente não teria durado muito se tivesse participado de um. Me pediram para ser juiz no American Idol. Eu não pude fazer isso porque não vou criticar ninguém. E também não quero estar na televisão. É algo que se tornou chato, paralisador do corpo e incapacitador de cérebros.”

Ele disse que o juiz de X Factor e produtor de música Simon Cowell havia descoberto alguns talentos em seus programas, “mas a única forma de se sustentar uma carreira é cumprindo seu tempo em pequenos bares. Eu tinha uma banda aos 17 anos, me tornei compositor com Bernie Taupin e tivemos sucesso apenas depois de seis anos de duras decepções, apesar dos bons momentos.”

John está lançando um novo álbum nesta semana, The Union, com a colaboração de seu herói musical Leon Russell. Ouça abaixo Monkey Suit, da dupla.

(Com agência Reuters)