Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Elenco de ‘Insensato Coração’ supera a dança das cadeiras

Atores e direção manifestam carinho e apoio a Fábio Assunção, afastado da trama para se recuperar das drogas, mas evitam falar de Ana Paula Arósio

“O Fábio é meu amigo. Eu converso com ele todos dias. Ele está ótimo”, disse Denis Carvalho

Depois de muitas polêmicas e segredos envolvendo a saída de Fábio Assunção de Insensato Coração, elenco e direção da Rede Globo se pronunciam pela primeira vez sobre o assunto na tarde de quarta-feira. Em uma entrevista coletiva para apresentar a nova trama do horário das 21h, o diretor geral Dennis Carvalho afirmou que torce pela recuperação do ator, a quem chamou de amigo, e justificou a decisão de afastá-lo do grupo em nome da manutenção de Fábio em seu tratamento para se livrar das drogas. “O Fábio é meu amigo. Eu converso com ele todos dias. Ele está ótimo”, disse Denis.

Conheça a trama de Insensato Coração

Substituto de Fábio como protagonista da trama, Gabriel Braga Nunes, que viverá Leonardo Brandão na novela, contou que chegou a conversar com o ator sobre o personagem. “A gente trocou algumas impressões. Nós somos amigos, falei com ele recentemente e ele está muito feliz, está bem”, afirmou Braga, que negou qualquer clima de constrangimento por parte do ator substituído. “Se tinha alguém chateado, não demonstrou. Eu não senti isso, foi total companheirismo. Está todo mundo torcendo para que esta novela seja um grande sucesso, inclusive o Fábio”, afirmou.

Braga se esforçou para demonstrar carinho e proximidade com o antecessor. Chegou a mostrar uma foto dele e de Fábio em seu celular. “A gente era irmão. Combina, não combina? Podiamos ser três irmãos, eu, o Fábio e o Eri”, disse, sobre Eriberto Leão, que fará Pedro Brandão, irmão e adversário de Leonardo na trama.

A atriz Paola Oliveira também aproveitou a oportunidade para minimizar os transtornos e os abalos causados ao grupo pela saída de Fábio. “Não tive que regravar nenhuma cena, mas foi uma pena porque não o conheci direito. Ele parece ser um ótimo colega de trabalho. Soube que ele está bem”. Paola, aliás, foi peça chave na primeira grande mudança de elenco de Insensato Coração, depois que Ana Paula Arósio foi afastada por faltar às gravações da novela em Florianópolis, Santa Catarina.

Paola evitou falar de sua antecessora, preferindo se apegar à sorte e ao “privilégio” de ter assumido o papel da designer Marina Drumond. “No início é aquela coisa complicada, mas depois tudo vai entrando nos eixos. O que aconteceu comigo foi uma ótima oportunidade, e oportunidade a gente não perde, agarra e faz acontecer”. Mesmo sem citar o nome de Ana Paula, Dennis Carvalho não disfarçou sua reprovação em relação ao comportamento da atriz. “Não falo deste assunto. Não toco nisso. Não quero falar desta pessoa”, disse sem rodeios.

O autor de Insensato Coração, Gilberto Braga, que na época do afastamento de Ana Paula classificando como “anti-profissional” a postura da atriz, também preferiu o silêncio. Coube ao co-autor Ricardo Linhares explicar a verdadeira dança das cadeiras que a direção da Globo promoveu realinhando o elenco da emissora para que a estréia da novela, no próximo dia 17, não sofresse atraso.

“Quando a Ana Paula Arósio teve que sair da novela só existiam duas opções: uma era a Paola Oliveira e a outra era a Camila Pitanga, que a gente não queria tirar da personagem que ela está fazendo. Afinal, a Carol foi escrita especialmente para a Camila”, disse.

Linhares revelou, no entanto, que para não ficar sem protagonista, precisou desfalcar outra produção da Globo, Desejos das Águas, de Thelma Guedes e Duca Rachid. “A Telma não queria perder a Paola, que vinha de dois trabalhos com ela, O Profeta e Cama de Gato. Mas tudo depende da negociação. Eu liguei para ela e para a Duca e elas aceitaram abrir mão da atriz”, contou Linhares. “Elas sabiam que a personagem da Paola não era adequada para a idade dela. Tanto que quem vai fazer é a Bianca Bin”, afirmou, deixando escapar que a novata, que ainda está no ar em ‘Passione’, será a protagonista da próxima novela das seis.