Clique e assine a partir de 9,90/mês

Ed Sheeran é acusado de plágio no hit ‘Photograph’

Britânico está sendo processado por dupla que compôs uma canção interpretada por Matt Cardle, vencedor da edição de 2010 do reality show 'X Factor'

Por Da Redação - 8 Jun 2016, 21h53

O cantor britânico Ed Sheeran está sendo processado pelos compositores Martin Harrington e Thomas Leonard, que o acusam de plágio no hit Photograph, lançado por ele no disco X, de 2014. Segundo processo aberto nesta quarta-feira e obtido pelo site da revista The Hollywood Reporter, os dois afirmam que Sheeran copiou, nota por nota, a canção Amazing, que eles escreveram em 2009 e que foi gravada por Matt Cardle, vencedor da edição de 2010 da versão britânica do reality show musical X Factor.

Leia também:

Taylor Swift homenageia Ed Sheeran no Instagram

Ed Sheeran terá que operar o tímpano após queda de iate

Continua após a publicidade

O processo compara as sequências de acordes usadas nas duas músicas. Segundo o documento, os refrães das canções têm 39 notas em comum (cerca de 70% do total). “As semelhanças vão além do substancial, o que já seria o suficiente para estabelecer a violação de direitos autorais. As semelhanças nas palavras, estilo vocal, melodia vocal, melodia e ritmo são claras indicações, entre outras coisas, de que Photograph copia Amazing“, diz o processo.

De acordo com estimativas, Photograph já rendeu cerca de 20 milhões de dólares em lucros para Sheeran, o coautor da canção, Johnny McDaid, e a gravadora do cantor.

Muito antes de o processo ser aberto, outras pessoas já haviam percebido a semelhança entre as canções, comparando as duas em vídeos postados na internet. Confira:

(Da redação)

Publicidade