Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Documentário terá a última entrevista de Chico Anysio

"Qual é a Graça?" de Fábio Porchat e Ian SBF, trará depoimentos de mais cem pessoas ligadas ao humor brasileiro, e mostrará crítica de Chico à 'ditadura do Ibope' na televisão

No ano passado, o humorista Chico Anysio dividiu os dias entre sua casa e o Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Foram várias internações, intercaladas por momentos de recolhimento acompanhados apenas pela família e os amigos mais íntimos. Na sua última grande melhora, de cadeira de rodas, o gênio do humor abriu uma exceção e aceitou dar um depoimento, em casa, para o documentário Qual é a graça?, de Fábio Porchat e Ian SBF.

Na entrevista, que acabaria sendo a última do humorista, Chico Anysio criticou a submissão do humor televisivo à ditadura do Ibope. “Ele disse que, enquanto a televisão for refém do Ibope, a gente não vai conseguir fazer um humor que pense. O Chico lembrou que no início o Ibope era mensal, depois passou a semanal, diário até virar minuto a minuto”, conta Porchat.

Porchat é um dos nomes fortes da nova geração do humor da Rede Globo, destacando-se como redator de programas como Zorra Total, Os Caras de Pau, Junto e misturado e Esquenta. Ele também será o redator do novo Casseta & Planeta, que estreia no próximo dia 30. O jovem humorista, no entanto, faz questão de frisar a marca de Chico Anysio na atual produção televisiva.

“O humor passa por transformações constantes, mas o Zorra Total está aí, mantendo viva a tradição de bordões marcantes do Chico. Basta ver: “Ai, como eu ‘tô’ bandida”. tem a Praça é Nossa, com o humor de costumes. O que ele estabelceu continua valendo”, exemplifica.

Com 28 anos, Porchat diz que nasceu na “era Chico Anysio”. Como não poderia deixar de ser, a Escolinha do Professor Raimundo é grande referência que ele tem do humorista.

“Foi o programa a que assisti, digamos, em tempo real. Era onde o Chico abria as portas para a velha guarda – com Francisco Milani, Zezé Macedo, Lúcio Mauro – e também os novos humoristas. É incrível como um cara genial, já ídolo e mestre, decidiu ficar ali sentado, levantando a bola para o pessoal cortar. É muito raro isso”, diz Porchat.

O documentário Qual é a graça? entrevista 100 personalidades do humor brasileiro, entre atores, diretores e cartunistas de várias gerações. As gravações seguem até agosto e o lançamento está previsto para 2013.