Clique e assine com 88% de desconto

Divulgada a primeira foto do filme sobre Julian Assange

Em 'The Fifth Estate', o fundador do WikiLeaks será vivido pelo ator inglês Benedict Cumberbatch, famoso por estrelar a série britânica 'Sherlock'

Por Da Redação - 23 jan 2013, 12h04

Foi divulgada nesta quarta-feira a primeira foto do ator inglês Benedict Cumberbatch caracterizado como o fundador do WikiLeaks Julian Assange, no filme The Fifth Estate, que deve ser lançado em novembro deste ano. Na foto, ao lado de Cumberbatch, está o ator alemão Daniel Brühl (Adeus Lenin!) caracterizado como Daniel Domscheit-Berg, porta-voz do WikiLeaks.

Entenda o caso

  1. • Julian Assange é acusado de agressão sexual por duas mulheres da Suécia, mas nega os crimes, diz que as relações foram consensuais e que é vítima de perseguição.
  2. • Ele foi detido em 7 de dezembro de 2010, pouco depois que o site Wikileaks, do qual é o proprietário, divulgou milhares de documentos confidenciais da diplomacia americana que revelam métodos e práticas questionáveis de muitos governos – causando constrangimentos aos EUA.
  3. • O australiano estava em prisão domiciliar na Grã-Bretanha, até que em maio de 2012 a Justiça determinou sua extradição à Suécia; desde então, ele busca meios jurídicos para ter o caso reavaliado, com medo de que Estocolmo o envie aos EUA. Atualmente, está asilado na embaixada do Equador em Londres.

Leia mais no Tema ‘Wikileaks’

Leia também:

Publicidade

Assange diz que publicará mais textos secretos em 2013

Antes intitulado The Man Who Sold the World, o filme contará desde os anos iniciais do WikiLeaks até a ascensão pública de Assange e será dirigido por Bill Condon, responsável pelas partes 1 e 2 do filme A Saga Crepúsculo – Amanhecer.

O roteiro será baseado nos livros Nos Bastidores da WikiLeaks, escrito pelo próprio Domscheit-Berg, e WikiLeaks: Inside Julian Assange’s War on Secrecy (WikiLeaks: Por dentro da guerra de Julian Assange ao sigilo, em tradução livre), escrito pelos jornalistas David Leigh e Luke Harding.

“Pode levar décadas até que entendamos o impacto do WikiLeaks e como ele revolucionou a divulgação de informação. Por isso, este filme não pretende fazer nenhum julgamento. Só queremos explorar as complexidades e desafios da transparência na era da informação, e esperamos avivar e enriquecer as conversas que o WikiLeaks já provocou”, disse o diretor Bill Condon em um comunicado oficial.

Publicidade

Famoso por protagonizar a série britânica Sherlock, Benedict Cumberbatch está em franca ascensão em Hollywood. Entre seus próximos papéis, estão o do Necromante, vilão de O Hobbit, e Além da Escuridão: Star Trek.

Publicidade