Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Diamante incolor perfeito é leiloado por mais de R$ 50 mi

Pedra batizada como Perfeição Absoluta é de incomparável transparência, forma perfeitamente simétrica e sem defeitos

Um diamante de 101,73 quilates batizado como Perfeição Absoluta foi vendido nesta quarta-feira por 26,7 milhões de dólares (mais de 50 milhões de reais) em um leilão organizado pela casa Christie’s em Genebra, na Suíça.

Foi a primeira grande compra da empresa de diamantes Harry Winston, desde que ela foi adquirida pelo grupo suíço Swatch em uma operação de 1 bilhão de dólares realizada em janeiro deste ano. Minutos após o leilão, a empresa anunciou que o diamante será conhecido a partir de agora como ‘Winston Legacy’ (Legado de Winston), em honra ao fundador da companhia.

LEIA TAMBÉM:

LEIA TAMBÉM: Diamante rosa é leiloado por quase US$ 40 mi em NY

VÍDEO: Diamante “Le Beau Sancy” vai a leilão na Suíça

Esta é a primeira vez que este diamante — encontrado como pedra bruta em uma mina em Botsuana e talhado por 21 meses — é comercializado. Classificado pelo Instituto Americano de Gemologia como um diamante de melhor cor (‘D’), ele é de incomparável transparência, forma perfeitamente simétrica e sem defeitos.

MAIS: Astrônomos descobrem planeta composto por diamante

Diamante amarelo raro é destaque de leilão em Genebra

O valor alcançado pelo Perfeição Absoluta — agora Legado de Winston — superou todos os recordes prévios de diamantes similares, incluído o Archduke Joseph, que foi vendido em novembro do ano passado por 21,4 milhões de dólares também pela Christie’s de Genebra. Outros diamantes espetaculares incolores já vendidos em leilão foram o Estrela da Estação, arrematado em 1995 por 16,5 milhões de dólares, e o Clhoe, adquirido por 16,1 milhões de dólares em 2007.

(Com agência EFE)