Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Deu pau na máquina do tempo de ‘A Lei do Amor’

Flashback que mostrou relação entre os vilões Tião Bezerra e Magnólia só rejuvenesceu um dos dois – e bagunçou ainda mais a já confusa escalação da novela

Há um parafuso solto na engenhoca responsável por escalar o elenco de A Lei do Amor, a trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari que substituiu Velho Chico na faixa das 9 da Globo. Depois de saltar 20 anos no tempo e fazer Tarcísio Meira e Vera Holtz se transformarem em… bem, Tarcísio Meira e Vera Holtz, enquanto a personagem de Gabriela Duarte amadurecia mais que as outras e ressurgia na pele da mãe, Regina, no capítulo da sexta-feira, 14, o folhetim promoveu um confuso primeiro encontro entre os vilões Tião Bezerra (Thiago Martins / José Mayer) e Magnólia. No flashback, a personagem vivida por Vera Holtz nas duas fases da trama foi interpretada por Ana Carolina Godoy, 36, que é da mesma faixa etária de Thiago Martins, 28.

A estranheza vem daí. Em A Lei do Amor, Tião seria vários anos mais novo que Magnólia. Ao menos, a se tomar a primeira fase, quando, representado por um Thiago Martins de bigodinho, o vilão conheceu e seduziu Helô (então Isabelle Drummond, agora Claudia Abreu). O flashback ignorou a diferença de idade entre Tião e Magnólia e jogou um nos braços do outro, em uma sequência que seria marcada pela perfídia da nefasta vilã, uma personagem digna de dramalhão – perfídia que, ao que tudo indica, é fonte de um ódio que não apenas move o ambicioso Tião nos negócios, mas pode levá-lo a executar um plano de vingança pessoal contra a megera.

Explica-se. Na sequência exibida na sexta, 14, descobriu-se que Tião trabalhou como operário na olaria da família de Magnólia. Sim: a mesma que mantinha trabalhadores em condições análogas às de escravos, o que não impediu o personagem de se apaixonar pela filha do patrão. Em uma festa, Magnólia se deixou laçar por Tião, mas, depois de uma noitada de fogo e paixão, resolveu varrê-lo do mapa. Literalmente: mandou um trator remover seu barraco, instalado próximo à olaria, maldade que provocou um infarto no pai do personagem. Órfão, Tião foi tirar satisfação de Magnólia, que provou ser feita do pior DNA mexicano: jogou o empregado no chão e o marcou com um ferro em brasa.

Outro problema é que, na fase atual do folhetim, Tião e Magnólia também parecem emparelhados na idade. Afinal, tanto José Mayer como Vera Holtz estão na faixa dos 60 anos — mais exatamente, ele tem 67, e ela, 63. Uma outra torção na linha do tempo dos personagens que só a física particular de A Lei do Tempo é capaz de executar. Mas que é difícil de engolir.

Melodramas, é verdade, não dão muita bola para falhas. Outro erro ruidoso que escapa nessa bagunça toda é, que ironia, o fato de Tião Bezerra reconhecer a ex-patroa Magnólia, apesar da metamorfose da personagem, mas a sagaz Mág, como é chamada pelos íntimos, não ver no hoje rico empresário os traços do homem que a seduziu quando jovem. Haja boa vontade do espectador para deglutir tanta aresta.

tiao_magnolia_a_lei3 Tião Bezerra e Magnólia na fase atual de ‘A Lei do Amor’

Tião Bezerra e Magnólia na fase atual de ‘A Lei do Amor’ (/)

tarcisio_meira Tarcísio Meira na primeira fase de ‘A Lei do Amor’

Tarcísio Meira na primeira fase de ‘A Lei do Amor’ (/)

gabriela_regina_duarte Secretária contratada para seduzir Pedro (Chay Suede) e separá-lo de Helô (Isabelle Drummond), Suzana foi vivida por Gabriela e Regina Duarte

Secretária contratada para seduzir Pedro (Chay Suede) e separá-lo de Helô (Isabelle Drummond), Suzana foi vivida por Gabriela e Regina Duarte (/)

Vera Holtz com perucão loiro na primeira fase de 'A Lei do Amor' Vera Holtz com perucão loiro na primeira fase de ‘A Lei do Amor’

Vera Holtz com perucão loiro na primeira fase de ‘A Lei do Amor’ (/)

tarcisio_meira_regina_duart Tarcísio Meira e Regina Duarte (Suzana) no início da segunda fase da novela

Tarcísio Meira e Regina Duarte (Suzana) no início da segunda fase da novela (/)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Catia Santana

    Sem contar que quando tiao conheceu Helo ele ainda era jovem.. E a Mag ja era e mais “passada”.. Achei bem fora de nexo

    Curtir