Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

DC Entertainment enfim vai dar crédito ao coautor de Batman

Bill Finger ajudou Bob Kane a criar o universo do herói, um dos mais famosos da cultura pop

Um dos mais conhecidos e emblemáticos heróis dos quadrinhos, televisão e cinema, vai ter sua gênese enfim reconhecida. O roteirista e ilustrador americano Bob Kane vai passar a dividir o crédito de criador do Batman com o roteirista Bill Finger, que morreu em 1974, 35 anos depois de ajudar a dar vida ao universo do Homem-Morcego. A contribuição de Finger para o universo do herói se desdobra pelos vários personagens que ele ajudou a desenvolver, como Robin, Coringa e Mulher-Gato. Suas duas contribuições mais importantes, porém, talvez sejam os nomes da identidade secreta do Batman, Bruce Wayne, e da cidade onde ele vive e combate, Gotham. Finger ainda ajudou a criar o Lanterna Verde.

LEIA TAMBÉM:

Ben Affleck: 25 minutos para entrar no figurino de Batman

Trailer vaza e mostra origem da tensão entre Batman e Superman

Ben Affleck deve dirigir e estrelar novo filme solo do Batman

Christian Bale diz ter ciúmes de Ben Affleck como Batman

Em comunicado enviado à imprensa nesta sexta-feira, a DC Entertainment passará a dar crédito também a Finger, inclusive na série Gotham, que estreou no ano passado, e no próximo longa do herói: Batman vc Superman: A Origem da Justiça. As informações são do site da revista americana The Hollywood Reporter.

Em sua biografia, Batman and Me, publicada em 1989, Kane reconheceu que Finger foi injustiçado. Descrito como “força contributiva”, o agora cocriador do Batman concordou em assinar um acordo no qual cedia todos os créditos pela criação ao amigo. “Eu tenho que admitir que Bill nunca recebeu a fama e o reconhecimento que ele merece”, diz Kane no livro. Batman vs Superman: A Origem da Justiça entra em cartaz no dia 24 de março no Brasil e vai marcar a estreia de Ben Affleck no papel.