Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Criador de Mario Bros ganha Prêmio Príncipe de Astúrias de Comunicação

Por Da Redação - 23 maio 2012, 08h16

Oviedo (Espanha), 23 mai (EFE).- O japonês Shigeru Miyamoto, criador de jogos de videogame como Mario Bros, The legend of Zelda e Donkey Kong ganhou nesta terça-feira o Prêmio Príncipe de Astúrias de Comunicação e Humanidades 2012.

Miyamoto, de 59 anos e que desde 1977 trabalha para Nintendo, venceu na final a agência fotográfica Magnum e filósofo parisiense e teórico da educação Edgar Morin. Os três candidatos foram selecionados entre 21 concorrentes.

O japonês também é o criador do jogo didático Brain Trainning e do videogame Wii Fit. O júri disse que Miyamoto ‘é o principal artífice da revolução do videogame didático, formativo e construtivo’.

Além disso, afirmou que ele é ‘criador de personagens e jogos mundialmente conhecidos e se caracteriza por excluir de suas invenções a violência e por inovar com programas e formatos que ajudam a exercitar a mente’.

Publicidade

‘Miyamoto não só é o pai do videogame moderno, mas conseguiu, com sua grande imaginação, criar sonhos virtuais para que milhões de pessoas de todas as idades interajam, gerando novas formas de comunicação e de relação, capazes de traspassar fronteiras ideológicas, étnicas e geográficas’, concluiu o júri. EFE

Publicidade