Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Corpo de David Bowie foi cremado em cerimônia secreta, diz jornal

Não houve velório e a cremação teria ocorrido sem a presença da família do músico

O corpo de David Bowie teria sido cremado em Nova York, onde ele morava, logo após a morte do cantor, no último domingo. Segundo o jornal britânico Daily Mirror, a cerimônia aconteceu sem a presença de parentes ou amigos do músico, que teria manifestado o desejo de partir “sem agitações”. Também não houve velório, de acordo com a publicação.

Bowie era conhecido por ser discreto quando se tratava de sua vida pessoal. A notícia de que ele lutava contra um câncer há 18 meses foi uma surpresa, já que ele nunca havia falado publicamente sobre a doença. O britânico teria abordado o assunto com poucos amigos. Um deles, o diretor de teatro Ivo van Hove, revelou nesta semana que o cantor sofria de câncer no fígado.

Uma homenagem a Bowie está marcada para 31 de março no Carnegie Hall, em Nova York. O show já estava sendo organizado há seis meses, mas, com a notícia da morte do cantor, o espetáculo passou a ganhar a forma de um tributo póstumo. Participarão do evento artistas como Cyndi Lauper, Perry Farrell, da banda Jane’s Addiction, Bettye Lavette, Robyn Hitchcock e The Mountain Goats.

Leia também:

David Bowie deixou cinco músicas inéditas

Cinema em São Paulo fará show-tributo para David Bowie

David Bowie deve destronar Adele do topo dos mais vendidos

Morte de David Bowie prenuncia o fim da música do século XX

‘Starman’

Lançada em 1972, no disco The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, a faixa é de causar arrepios nos mais nostálgicos. O álbum é considerado um marco na cultura pop e fez de Bowie um dos poucos a mesclar música, moda e performance artística. 

‘Changes’

A canção do disco Hunky Dory marca a estreia do músico na parada americana Billboard Hot 100, em 1972. 

‘Fame’

Ao longo da carreira, o músico britânico emplacou duas músicas no primeiro lugar da disputada parada Billboard Hot 100. Fame, do disco Young Americans, de 1975, foi a primeira. 

‘Rebel Rebel’

Faixa do disco Diamond Dogs, de 1974, a música é considerada a despedida de Bowie do movimento rock glam, popularizado por ele.

‘Young Americans’

A canção, parte do disco de mesmo nome, lançado em 1975, possui forte influência da música negra americana, estilo que ganhou o apelido de ‘plastic soul’ por Bowie. 

‘Heroes’

A música que dá título ao disco lançado em 1977 é parte da “trilogia de Berlim” (formada porLow, Heroes e Lodger), discos gravados na época que o músico vivia na cidade alemã. Heroes se tornou uma das mais famosas na voz de Bowie e ganhou diversos covers, entre eles de músicos como Oasis e Bon Jovi.

‘Fashion’

O single do álbum Scary Monsters (and Super Creeps), de 1980, foi um dos primeiros a ser lançado pelo músico após a trilogia Berlim, e traz um som ainda mais dançante, com uma forte batida eletrônica. 

‘Under Pressure’

A música lançada em parceria com a banda Queen, em 1981, se tornou um hit no mundo, especialmente no Reino Unido, onde ela conquistou o topo da parada UK Singles Chart.

‘Let’s Dance’

Parte do disco que leva o mesmo nome, lançado em 1983, Let’s Dance foi a segunda faixa de Bowie a conquistar o primeiro lugar na parada americana Billboard Hot 100. 

‘The Next Day’

A música é parte do disco de mesmo nome, lançado em 2013. O álbum foi um dos mais bem sucedidos de Bowie na parada americana até hoje, chegando ao segundo lugar dos mais vendidos. No total, o músico emplacou 39 discos entre os mais populares da Billboard

(Da redação)