Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conto inédito de Tolkien será publicado neste mês

'The Story of Kullervo' foi escrito pelo autor de 'O Senhor dos Anéis' em 1915, quando ele tinha 23 anos, inspirado em um poema finlandês. No Brasil, o livro deve sair até o fim de 2016 pela Martins Fontes

Um conto escrito por J. R. R. Tolkien em 1915, aos 23 anos, e ainda inédito, The Story of Kullervo (A História de Kullervo, em tradução livre), será publicado em 27 agosto no Reino Unido pela editora HarperCollins e, no Brasil, até o final de 2016 pela Martins Fontes. Inspirado por um poema épico finlandês, o criador do universo de O Senhor dos Anéis (Martins Fontes) reconta no texto a história de um garoto vendido como escravo que, sem saber, seduz a própria irmã antes de se matar. Acredita-se que esta seja a primeira prosa de fantasia escrita por Tolkien.

LEIA TAMBÉM:

Herdeiros de J. R. R. Tolkien processam estúdio de ‘O Senhor dos Anéis’

Amizade de criadores de ‘O Senhor dos Anéis’ e ‘As Crônicas de Nárnia’ vai virar filme

Primeira edição de ‘O Hobbit’ é leiloada por R$ 654.000

O personagem principal do conto se chama Kullervo, um garoto órfão com poderes sobrenaturais que é levado para a casa de Untamo, um misterioso mágico que matou seu pai, sequestrou sua mãe e tentou três vezes matá-lo. Após o insucesso no assassinato, Untamo vende Kullervo como escravo. O menino parte prometendo vingança e, sem saber, comete incesto com sua irmã gêmea, que se mata ao descobrir o que fez, assim como faz, depois, o irmão.

Em comunicado, a HarperCollins britânica descreve Kullervo como provavelmente “o mais sombrio e trágico de todos os personagens de Tolkien, um claro ancestral de Túrin Turambar”, o herói incestuoso de O Silmerillion, coletânea de obras do escritor sobre a origem da Terra-Média, onde se passam os eventos de O Hobbit (Martins Fontes) e O Senhor dos Anéis.

John Garth, autor da biografia Tolkien and the Great War (Tolkien e a Grande Guerra, em tradução direta), escreveu em seu livro sobre o conto que, segundo ele, remete à vida de Tolkien, que perdeu os pais aos 12 anos. Para Garth, este fato e a estranha história finlandesa de incesto e suicídios despertaram a imaginação de um “fervoroso católico”.

The Story of Kullervo se soma a outras obras inéditas de Tolkien que vêm sendo publicadas nos últimos anos. Entre elas, o poema A Queda de Arthur e a história incompleta Os Filhos de Húrin, estes dois lançados no Brasil pela editora Martins Fontes, que, em novembro, irá publicar a tradução feita de Beowulf feita pelo escritor, e o livro Ferreiro de Bosque Grande, também de Tolkien.