Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Com seleção morna, Festival de Berlim tem poucos destaques

O site da VEJA elege os destaques da 67ª edição, que entrega seus prêmios na noite deste sábado

Por Mariane Morisawa, de Berlim
Atualizado em 18 fev 2017, 11h14 - Publicado em 18 fev 2017, 10h31

O 67º Festival de Berlim, que entrega os prêmios da competição na noite deste sábado, é famoso por privilegiar filmes com temas políticos e sociais. Por conta disso, tendem a ser mais sérios. Mas não foi exatamente o que aconteceu na edição deste ano, que até começou com o dramático “Django”, mas aos poucos foi revelando uma seleção com muitas produções tendendo ao cômico, mesmo falando de assuntos pesados, como “Toivon Tuolla Puolen”, do finlandês Aki Kaurismaki, o que deve ter agradado ao presidente do júri, o holandês Paul Verhoeven, muitas vezes incompreendido por causa do tom de seus filmes.

Outros trataram de questões sócio-políticas de maneira mais sutil, como Bamui Haebyun-eoseo Honja, de Hong Sangsoo, que fala de uma mulher querendo trilhar seu próprio caminho, doa a quem doer. A verdade é que não foi uma grande seleção, em termos da disputa do Urso de Ouro. Dos 18 longas-metragens em competição, apenas alguns eram realmente bons, e nenhum era excepcional. Não houve grandes bombas, mas várias das produções não mereciam disputar os prêmios. Alguns dos destaques vieram das programações paralelas, o que é bastante sintomático. O site da Veja elegeu os destaques:

Os 6 melhores filmes resumidos em uma frase:

1 – Call Me By Your Name, de Luca Guadagnino

A sensação de se apaixonar pela primeira vez, reproduzida na tela.

Continua após a publicidade

2 – Bamui Haebyun-eoseo Honja, de Hong Sangsoo

Uma mulher, sofrendo de amor, não tem medo de dizer o que pensa.

3 – Toivon Tuolla Puolen, de Aki Kaurismaki

A amizade improvável e cheia de momentos engraçados entre um refugiado sírio e um pequeno empresário.

4 – Una Mujer Fantástica, de Sebastián Lelio

Continua após a publicidade

Marina, mulher trans, mantém a dignidade ao ser desrespeitada frequentemente após a perda do namorado.

5 – No Intenso Agora, de João Moreira Salles

O que acontece quando a paixão – e a revolução – morre?

6 – The Lost City of Z, de James Gray

No início do século 20, explorador inglês quer provar que na Amazônia não moram apenas selvagens.

Continua após a publicidade
  • A maior perda de tempo

Helle Nächte, de Thomas Arslan

O filme alemão não é exatamente ruim, mas sua trama batida – pai tenta se reconectar com o filho durante viagem – e a realização pouco inspirada fizeram com que  fossem os 86 minutos mais irrecuperáveis do festival.

  • Os temas da competição

Sonhos, refugiados, força feminina, machismo, o mal-estar com o mundo, jantares com momentos de verdade

  • As revelações

Timothée Chalamet: de nome francês, o americano de Nova York de 21 anos vai bem nos momentos charmosos e nos dramáticos em Call Me By Your Name.

Isabel Zuaa: nascida em Lisboa, estudou artes cênicas no Rio de Janeiro, e interpreta Preta, uma escrava com o espírito rebelde e a dignidade de Nina Simone em Joaquim, de Marcelo Gomes.

Continua após a publicidade
  • As melhores atuações

Daniela Vega: a atriz trans chilena trabalha com contenção em Una Mujer Fantástica.

Kim Minhee: a sul-coreana, que já tinha se destacado em A Criada, agora faz uma atriz sem medo de ser desagradável em Bamui Haebyun-eoseo Honja.

Chang Chen: o chinês de Taiwan faz um matador impassível que tenta se enquadrar numa vida normal em Mr. Long, filme de gângster-samurai-cômico-melodramático do japonês Sabu.

Mircea Postelnicu: o romeno interpreta um homem que deixa tudo de lado para cuidar da namorada, acometida por ataques de pânico, em Ana, Mon Amour.

  • As cenas mais impactantes

Os cervos em Testrol És Iélekrol: as sequências de sonho, envolvendo um macho e uma fêmea numa floresta nevada, são das mais belas do festival.

Continua após a publicidade

O diálogo de pai e filho Call Me By Your Name: Perlman (Michael Stuhlbarg) conversa com Elio (Timothée Chalamet) sobre vida e paixão.

O rap do índio e do negro em Joaquim: um resumo da musicalidade misturada do Brasil.

O jantar em Bamui Haebyun-eoseo Honja: quando a personagem principal, Younghee (Kim Minhee), diz o que pensa na cara de todos.

O momento de fúria em Una Mujer Fantástica: Marina (Daniela Vega) finalmente vira bicho depois de dias de humilhação.

A entrevista em Toivon Tuolla Puolen: o sírio Khaled (Sherwan Haji) descreve, sem sentimentalismo, o calvário para escapar da guerra em seu país.

A vingança em Wilde Maus: Georg (Josef Hader) vinga-se do seu ex-chefe colocando um peixe morto em sua piscina.

O roubo do sapato em Vazante: o momento em que Beatriz (Luana Nastas) sela seu destino, escondendo, de brincadeira, o sapato de António (Adriano Carvalho), que não gosta de usá-los.

  • O melhor diálogo

“Faça cócegas num aromaterapeuta e você encontrará um fascista”, diz April (Patricia Clarkson), sobre o marido alemão Gottfried (Bruno Ganz), chegado numa terapia alternativa.

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.