Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Com platina de Drake, indústria musical respira em 2015

'If You’re Reading This It’s Too Late', disco do rapper, alcançou em agosto o volume de 1 milhão de cópias vendidas, marca só atingida em 2014 no mês de novembro, com '1989', de Taylor Swift

Por Da Redação
12 ago 2015, 14h23

Não é assim aquele alívio, mas a situação, de maneira geral, está melhor do que no ano passado. Enquanto em 2014 a indústria fonográfica americana precisou esperar até novembro para ver surgir um disco de platina, só concedido a artistas que alcançam o volume de 1 milhão de cópias vendidas com um mesmo álbum, neste ano a marca foi atingida em agosto por If You’re Reading This It’s Too Late, do rapper Drake. O quadro não é nenhuma maravilha, no entanto, porque o outro único disco a vender mais de 1 milhão de cópias neste ano é, na verdade, do ano passado: 1989, de Taylor Swift, o mesmo que salvou o mercado americano de um fiasco histórico em 2014.

LEIA TAMBÉM:

Por que Taylor Swift vai salvar a indústria musical

E Taylor Swift cumpriu a profecia: 1,3 milhão de discos vendidos

Continua após a publicidade

Outro ponto que impede a indústria fonográfica americana de respirar realmente aliviada é o tempo que Drake levou para receber o disco de platina por If You’re Reading This It’s Too Late, lançado em fevereiro. 1989 precisou de apenas uma semana para obter o prêmio. Os dados são da Nielsen Music, braço da empresa de pesquisas Nielsen focado no mercado musical.

Com o feito — não deixa de ser um –, Drake pode dizer que todos os seus discos alcançaram a marca de 1 milhão de cópias comercializadas: Nothing Was the Same, de 2013, vendeu 1,72 milhão; Take Care, de 2011, 2.26 milhões, e Thank me Later, de 2010, 1,8 milhão, todos garantindo uma platina para chamar de sua. Animado, o rapper vai chegar embalado ao lançamento de seu próximo disco, previsto para 6 de setembro.

Para alcançar Taylor Swift, no entanto, o caminho é longo — para não dizer impossível. Com 1,463 milhão de discos vendidos este ano, o álbum 1989 já acumula, em toda a sua trajetória, 5,124 milhões de cópias comercializadas. Shake, shake, shake, como diria a cantora.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.