Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Colin Firth é favorito na disputa pela estatueta de melhor ator

Lista conta com dois estreantes na competição, Eisenberg e Franco, com Javier Bardem e com o ótimo Jeff Bridges, que já levou um Oscar para casa

O Oscar 2011 tem um favorito ao prêmio de melhor ator: o inglês Colin Firth, cotado como vencedor por sua atuação como rei George VI O Discurso do Rei. Firth, que concorreu no ano passado por Direito de Amar, sai com vantagem desta vez na corrida pela estatueta. Além de um Globo de Ouro de Ator de Filme Dramático, seu trabalho já lhe rendeu um lugar na Calçada da Fama de Hollywood. Espaço que o ator agradeceu com polidez britânica, dizendo se sentir um “rei” com a honraria.

Mais: O Discurso do Rei lidera a lista de indicados ao Oscar 2011.

Outro destaque da lista é o espanhol Javier Bardem, indicado por seu papel no filme Biutiful, um melodrama barato do mexicano Alejandro González Iñárritu. Bardem tem no currículo um Oscar como coadjuvante, de 2008. Esta foi a última vez que o espanhol participou da premiação. Na ocasião, concorria por seu trabalho no filme dos irmãos Coen Onde os Fracos Não Têm Vez. O espanhol estreou nas cerimônias de premiação graças a sua versão do poeta cubano Reinaldo Arenas em Antes do Anoitecer, produção de 2001 que lhe valeu uma nomeação como protagonista.

A lista conta também com o ótimo Jeff Bridges, finalista da competição pela sexta vez, por seu papel no faroeste Bravura Indômita, dos irmãos Coen. Mas, como Bridges levou a estatueta na edição passada do Oscar, por Coração Louco, é considerado um concorrente menos provável este ano.

Completam a relação de indicados Jesse Eisenberg (A Rede Social) e James Franco, (um montanhista em 127 Horas). Estreantes na corrida pelo prêmio, não são os alvos principais das apostas de críticos e especialistas, embora Eisenberg tenha recebido elogios por sua atuação como Mark Zuckerberg, o ambíguo nerd que criou um dos maiores fenômenos econômicos dos últimos tempos, o site de social Facebook, hoje com mais de 500 milhões de seguidores e avaliado em 50 bilhões de dólares.

A entrega da 83ª edição do Oscar será realizada no dia 27 de fevereiro no teatro Kodak de Los Angeles.