Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cientologia separou Penélope Cruz de Tom Cruise

Ex-inspetor geral da seita, Marty Rathbun, revelou em documentário que atriz se recusou a abandonar a crença budista enquanto namorava o astro de Hollywood, o que foi decisivo para o fim do relacionamento de três anos

Penélope Cruz foi submetida aos métodos doutrinários da cientologia durante os três anos em que se relacionou com Tom Cruise, o menino dos olhos — e a galinha dos ovos de ouro — da seita liderada por David Miscavige. A declaração foi dada por Mark “Marty” Rathbun, ex-inspetor-geral e hoje dissidente do grupo, no documentário Scientologists at War (Cientologistas em Guerra, em tradução livre) exibido no Channel 4 da TV aberta britânica nesta segunda-feira.

Leia também:

Ex-seguidores se dizem ameaçados pela cientologia

Cientologia separou Nicole Kidman dos filhos

Ex-mulher do presidente da cientologia é impedida de ver corpo do filho

Rathbun conta que foi destacado por Miscavige especialmente para cuidar da saúde emocional de Cruise após o fim de seu casamento com Nicole Kidman. “Eu virei uma espécie de babá de Tom Cruise e cuidava de todas as suas necessidades, inclusive a de arranjar uma namorada.” O ex-integrante da seita contou que submeteu pessoalmente Penélope Cruz ao processo de doutrina praticado pela cientologia, no qual os adeptos passam por longas e cansativas sessões de interrogatório sobre as suas vidas.

Penélope e Cruise se separaram em 2004, após três anos de namoro. Segundo reportagem da revista Vanity Fair, publicada no ano passado, o fim do relacionamento se deveu ao fato de a atriz se recusar a abrir mão de suas crenças budistas para se dedicar exclusivamente à cientologia.

A dedicação à cientologia também é apontada como o estopim para o fim do segundo casamento de Cruise, com Kate Holmes, há um ano. As esquisitices da seita também fizeram Katie exigir na Justiça a guarda não-compartilhada da filha Suri, de 7 anos, para evitar que a menina fosse cooptada. Penélope Cruz se livrou definitivamente da cientologia e se casou com o ator Javier Bardem. Ela acaba de anunciar a gravidez de seu segundo filho com o espanhol.