Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Champignon se precipitou ao criar outra banda, diz amigo

Segundo Peri Carpigiani, ex-companheiro do músico no grupo Nove Mil Anjos, ele não tinha preparo para ser líder de uma banda e não soube lidar com as críticas feitas pela rápida criação de A Banca, um mês após a morte de Chorão

O baixista Champignon, morto na madrugada da última segunda-feira, teria se precipitado ao formar o grupo A Banca pouco mais de um mês após a morte do amigo e ex-parceiro de Charlie Brown Jr., Chorão. Esta é a avaliação de outro amigo e ex-colega de conjunto, Peri Carpigiani, vocalista da extinta banda Nove Mil Anjos, na qual Champignon era o baixista e Júnior Lima, irmão de Sandy, o bateirista. Mal recebida pelos fãs do Charlie Brown, a banda rendeu críticas pesadas a Champignon, que podem ter contribuído para o quadro depressivo em que o músico se encontrava. Para a polícia, o baixista, encontrado sem vida com um tiro no rosto, em seu apartamento, se matou.

De acordo com Carpigiani, parte dos fãs de Chorão passou a acusar Champignon de traição e interesse comercial. “Eles não esperaram esfriar a história do Chorão, deveriam ter esperado um pouco mais para criar a banda”, afirma. O cantor conversou com Champignon horas antes da sua morte, na tarde do último domingo, pelo Facebook. Durante a conversa, o baixista mostrou a ele uma foto da banda nova manipulada por usuários da rede. No lugar do nome do grupo, A Banca, aparecia “Os Mercenários” e, sobre o peito do vocalista Champignon, estava aplicada a frase “Eu sou Judas”. A tristeza sentida pelo músico naquele momento era apenas um indício do que estava por vir horas mais tarde, acredita Carpigiani.

LEIA TAMBÉM:

Ex-Charlie Brown Jr. nega se aproveitar da morte de Chorão: ‘banda não era só dele’

‘Momento é de dor’, dizem ex-colegas de banda de Champignon

Segundo ele, Champignon estava “no limite”. Apesar de excelente músico, diz, o baixista era emocionalmente instável e não soube lidar com a pressão. “Ele não era um bom líder de banda, porque era muito confuso. Não tinha preparo para estar tão exposto”, diz o ex-vocalista de Nove Mil Anjos. Companheiro de banda de Champignon entre 2008 e 2010, e amigo desde então, Peri conta que há um bom tempo o baixista se queixava das críticas e afirmava que as pessoas não faziam ideia do que ele sentia e do que ele havia passado após a morte de Chorão.

LEIA TAMBÉM:

Champignon passava por dificuldades financeiras

Relembre as músicas mais famosas do Charlie Brown Jr.

O temperamento de altos e baixos, o estresse causado pela morte do ex-parceiro e amigo de infância, o julgamento do público e o medo de não conseguir dar sequência a um novo trabalho foram, na opinião de Carpigiani, os fatores que empurraram o baixista ladeira abaixo. “Ele falava: ‘Eu corro o risco de perder tudo o que vivi na carreira’. Ele tinha medo de não poder colher mais os frutos que plantou na época do Charlie Brown”, conta.

Segundo o cantor, a arma que tirou a vida de Champignon havia sido comprado pelo baixista há algum tempo e criticada por ele. “Eu já tinha falado para jogar a arma fora, que ele tinha criança”, diz o cantor, se referindo à filha Luiza, de 7 anos, fruto de seu primeiro casamento. Além de uma filha, Champignon deixou outra criança, ainda em gestação. Sua mulher, Cláudia Campos, está grávida de cinco meses.

O Coro vai Comê

 

Segunda faixa de Transpiração Contínua Prolongada, primeiro disco da banda, lançado em 1997. Tem a famosa frase “Meu, tu não sabe o que que aconteceu/ Os caras do Charlie Brown invadiram a cidade”.

Tudo que Ela Gosta de Escutar

 

Terceira faixa de Transpiração Contínua Prolongada, primeiro disco da banda, lançado em 1997.

Quinta- Feira

 

Nona faixa de Transpiração Contínua Prolongada, primeiro disco da banda, lançado em 1997.

Proibida pra Mim (Grazon)

 

Décima faixa de Transpiração Contínua Prolongada, primeiro disco da banda, lançado em 1997. Chorão canta sobre o começo de seu relacionamento com a ex-mulher, Graziela, a quem chamava de Grazon, com quem ficou casado por quinze anos e se divorciou no ano passado.

Confisco

Primeira faixa de Preço Curto… Prazo Longo, segundo disco da banda, lançado em 1999.

Zóio de Lula

 

Segunda faixa de Preço Curto… Prazo Longo, segundo disco da banda, lançado em 1999. Foi a primeira música da banda a ficar em primeiro lugar nas rádios brasileiras.

Te Levar

 

Quarta faixa de Preço Curto… Prazo Longo, segundo disco da banda, lançado em 1999. Foi tema da série adolescente Malhação, da Globo, de 1999 a 2006.

Rubão

 

Primeira faixa de Nadando com os Tubarões, terceiro disco da banda, lançado em 2000.

Não é Sério

 

Terceira faixa de Nadando com os Tubarões, terceiro disco da banda, lançado em 2000. Tem participação da cantora Negra Li.

Hoje Eu Acordei Feliz

 

Segunda faixa de 100% Charlie Brown Jr. – Abalando a Sua Fábrica, quarto disco da banda, lançado em 2001.

Lugar ao Sol

 

Quinta faixa de 100% Charlie Brown Jr. – Abalando a Sua Fábrica, quarto disco da banda, lançado em 2001.

Papo Reto (Prazer é Sexo, O Resto é Negócio)

 

Primeira faixa de Bocas Ordinárias, quinto disco da banda, lançado em 2002.

Só por uma Noite

 

Quarta faixa de Bocas Ordinárias, quinto disco da banda, lançado em 2002. Fez parte da trilha sonora de Malhação em 2003.

Tamo aí na Atividade

 

Terceira faixa de Tamo Aí na Atividade, sexto disco da banda, lançado em 2004, álbum que venceu o Grammy Latino de melhor álbum de rock brasileiro em 2005.

Lutar Pelo que é Meu

Terceira faixa de Imunidade Musical, sétimo disco da banda, lançado em 2005.

Ela Vai Voltar (Todos os Defeitos de Uma Mulher Perfeita)

Sexta faixa de Imunidade Musical, sétimo disco da banda, lançado em 2005.

Pontes Indestrutíveis

Primeira faixa de Ritmo, Ritual e Responsa, oitavo disco da banda, lançado em 2007.

Não Viva em Vão

Terceira faixa de Ritmo, Ritual e Responsa, oitavo disco da banda, lançado em 2007.

Uma Criança com seu Olhar

Sexta faixa de Ritmo, Ritual e Responsa, oitavo disco da banda, lançado em 2007.

Me Encontra

 

Segunda faixa de Camisa 10 (Joga Bola até na Chuva), nono disco da banda, lançado em 2009. O disco venceu o Grammy Latino de melhor álbum de rock brasileiro em 2010.

Só os Loucos Sabem

 

Terceira faixa de Camisa 10 (Joga Bola até na Chuva), nono disco da banda, lançado em 2009. O disco venceu o Grammy Latino de melhor álbum de rock brasileiro em 2010.