Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Carro da Renault inspira arquitetos em CASACOR

Patrocinadora oficial da mostra, a marca lança o conceito de Garagem de Estar: um espaço para guardar o carro, relaxar e receber os amigos

Quem acredita que a garagem precisa ser apenas o lugar do carro pode estar atrasado nas tendências. Para provar isso, o projeto Garagem de Estar, parceria da Renault com CASACOR, propõe transformar o espaço, que geralmente é negligenciado pelos moradores da casa, em mais uma área de convivência como as salas, as cozinhas integradas e as varandas gourmet.

Arquitetos das diversas praças de CASACOR pelo Brasil foram desafiados a montar esses ambientes – e há variações para todos os gostos, climas e áreas disponíveis para construção. Os projetos partiram de uma mesma fonte de inspiração: a nova picape Duster Oroch, da Renault, carro oficial da mostra em 2016. Seja em uma decoração mais clean e sofisticada, seja em um espaço mais despojado, a picape se encaixa como parte dos ambientes, e as opções de cores do modelo ajudaram bastante na integração.

“A Duster Oroch tem linhas arrojadas, um estilo esportivo que agrega à decoração. O carro aqui tem uma posição de destaque, como uma peça de design que o dono da casa curte, aprecia e com que gosta de conviver lado a lado, sem cerimônia. A garagem ganha, assim, visibilidade e faz parte da rotina da família, como um agradável ponto de encontro”, conta o arquiteto Caco Borges, responsável pela Garagem de Estar de CASACOR Rio.

Em todas praças de CASACOR, a inspiração dos arquitetos para criar a garagem foi a picape Duster Oroch, da Renault (Eduardo Liotti/)

Da mesma forma como acontece na arquitetura, a Renault quer estimular que as inovações de seus produtos ultrapassem a estética para também oferecer melhorias na rotina das pessoas. Já que é assim, a parceria com a maior mostra de decoração da América Latina faz todo sentido. Pessoas que curtem surfar, por exemplo, podem encontrar inspiração nos ambientes de CASACOR Rio e CASACOR Pernambuco, nos quais praticidade e sofisticação caminham lado a lado. É possível guardar a prancha e ter uma área gourmet própria para receber os amigos – tudo na garagem.

Em CASACOR Santa Catarina, aberta ao público até 4 de dezembro, a proposta foi ainda mais ousada. A Cabana Renault, projetada por Tais Adriana Marchetti Bonetti e Giovani Bonetti, é uma casa compacta e nômade, que possui todos os ambientes essenciais ao conforto do morador em apenas 50 metros quadrados de área. Os apaixonados por colocar o pé na estrada podem usufruir da ideia, que prova que gostar de aventura não é sinônimo de uma vida sem raízes.

A Cabana Renault, projetada, dos arquitetos Tais Adriana Marchetti Bonetti e Giovani Bonetti, é uma casa nômade (Lio Simas/)

“Partimos da vontade de inovar, de pensar fora da caixa. O desafio era criar um ambiente de garagem para a Renault, então nos reinventamos e propusemos uma habitação compacta dentro do conceito de casas nômades, cuja prerrogativa é poder ser transportada para diversos locais. Por ser um carro de aventura, a Duster Oroch definiu a temática de todo o projeto e foi inserida na frente da cabana, sob o toldo Stobag”, diz Tais.