Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cãozinho de ‘O Artista’ imprime as patas na Calçada da Fama e sai de cena

Uggie se aposenta dos sets de filmagem aos dez anos, mas deve continuar fazendo participações em eventos públicos

O cachorrinho Uggie, um dos principais astros de O Artista, filme mudo e em preto e branco que faturou o Oscar deste ano, imprimiu suas patas na Calçada da Fama nesta segunda, em cerimônia que marca a sua aposentadoria do mundo dos espetáculos.

“Ele é tão fofo” era a frase mais ouvida durante a cerimônia. Ao lado de seu dono e treinador, Uggie saudava com latidos os fãs presentes ao evento diante do Grauman’s Chinese Theater, em Hollywood, onde a partir de agora suas patinhas serão fotografadas por milhares de turistas junto às impressões deixadas por astros como Marilyn Monrow, Clark Gable e outras duzentas estrelas de Hollywood.

Olhar atento e meigo, Uggie atuou em vários filmes e várias propagandas, mas ganhou fama internacional graças a Água para Elefantes e O Artista, vencedor de cinco Oscar, incluindo o de melhor filme. O papel em O Artista lhe valeu aplausos e prêmios: Uggie ganhou a Palma Canina em Cannes, em 2011, e este ano recebeu o prêmio máximo dado a astros caninos nos Estados Unidos, a Coleira de Ouro.

“Tudo mundo diz que sou um grande treinador, e não acho isso. Ele é que é um cachorro muito bom”, dizia com modéstia o adestrador Omar Von Muller, que também anunciou oficialmente a aposentadoria de Uggie. O pequeno Jack Russell Terrier, nascido e 2002 e capaz de fazer todos os tipos de truque, sofre de uma doença neurológica e já está idoso para enfrentar o desgaste de uma filmagem. No entanto, deve continuar participando de aparições públicas, segundo o dono.

Depois de imprimir as quatro patas no concreto úmido, Uggie posou ao lado de um Collie e um Pastor alemão, representando os também idolatrados astros caninos de Lassie e Rin Tin Tin.

(Com agência France-Presse)